Questões da Prova do (2018)

Limpar Busca

Resiliência é um termo oriundo da Física, mas também muito usado metaforicamente em vários outros contextos sociais. Na Física, o ponto de resiliência de um material indica a capacidade máxima de absorção e, consequentemente, de acúmulo de energia durante uma situação de estresse (deformação sob tensão), sem que esse material perca a sua capacidade elástica de retornar à sua forma original e sem sofrer deformação definitiva significativa ou, até mesmo, ruptura.
Assim, é correto afirmar que

  • A quanto maior o ponto de resiliência de um material, menos energia o material acumulará durante a deformação.
  • B quanto menor o ponto de resiliência de um material, mais dificuldade o material terá para sofrer ruptura.
  • C quanto maior o ponto de resiliência de um material, menos elasticidade o material terá para sofrer ruptura.
  • D quanto menor o ponto de resiliência de um material, mais energia o material absorverá durante a deformação.
  • E quanto maior o ponto de resiliência de um material, mais energia o material acumulará durante a deformação.

Leia o texto.
O ser humano é único em sua essência. Ele tem personalidade própria, necessidades que o motivam e o medo das mudanças repentinas. E é justamente isso que nos faz tão diferentes uns dos outros e com uma visão de mundo totalmente diversificada. Alguns pesquisadores se interessaram em estudar o ser humano para entender um pouco melhor essa diversidade. Um desses estudiosos foi Abraham Maslow, que desenvolveu a Teoria da Hierarquia das Necessidades Humanas. Ele explica em suas pesquisas que os aspectos motivacionais das pessoas estão diretamente ligados ao entendimento das necessidades humanas. Portanto, motivação é o resultado dos estímulos que agem sobre as pessoas levando-as à ação. Ou seja, para que haja ação ou reação, é preciso que um estímulo seja implementado, seja decorrente de coisa externa ou proveniente do próprio organismo. Por isso, o ser humano tem a necessidade de ser aceito socialmente (no trabalho, na escola/faculdade, nos grupos de amigos etc.), de ser amado, reconhecido, de pertencer e fazer parte de algo, de ser notado positivamente, de ser útil, de atender a suas necessidades fisiológicas, de segurança, de autoestima e de autorrealização. <https://tinyurl.com/y968aj3g> Acesso em: 07.11.2017. Adaptado.
O texto cita a Teoria da Hierarquia das Necessidades Humanas, de Abraham Maslow, com a finalidade de

  • A desmentir a ideia de que a necessidade de aceitação dificulta as ações reativas dos indivíduos.
  • B expor a tese de que o ser humano tem necessidade de estímulos que o motivem à ação.
  • C reafirmar a universalidade humana, revelada no caráter comum de suas necessidades.
  • D contestar a ideia de que o trabalho deve ser desempenhado com motivação.
  • E defender a premissa de que todo ser humano prescinde de autoafirmação.

O Instituto Brasileiro de Geografia a e Estatística (IBGE) apresentou a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, referente a 2016, que, em um de seus tópicos, investigou pessoas de 14 anos ou mais que realizaram algum tipo de trabalho. Em seu módulo “Outras Formas de Trabalho”, a pesquisa apontou que 3,9% das pessoas entrevistadas nesse tópico praticou o trabalho voluntário. Essa porcentagem corresponde a 6,5 milhões de brasileiros na faixa etária citada.
<https://tinyurl.com/yc9myhl9> Acesso em: 04/10/2018. Adaptado.
Considere que, em 2016, havia N milhões de brasileiros com 14 anos ou mais que realizaram algum tipo de trabalho. De acordo com o texto, é correto afirmar que o valor de N é

  • A 3,9.
  • B 10,4.
  • C 16,7.
  • D 25,4.
  • E 166,7.

Assinale a alternativa que apresenta o gráfico que melhor pode representar os dados obtidos pelo questionário aplicado no estudo da FGV.

  • A
  • B
  • C
  • D
  • E

Leia a tirinha que mostra o diálogo do personagem Dilbert (de óculos, sentado ao computador) com o seu chefe.


<https://tinyurl.com/y95p2e6a> Acesso em: 07.11.2017. Adaptado.


Na última quadrícula, o chefe menciona “habilidades de comunicação” (communication skills) com a intenção de

  • A mascarar o desejo de que Dilbert tente se livrar da própria personalidade.
  • B exaltar a necessidade da comunicação como afirmação da individualidade.
  • C criticar a timidez de Dilbert que, segundo o chefe, não é uma pessoa comunicativa.
  • D promover melhorias das relações com os empregados, por meio da comunicabilidade.
  • E incentivar o pensamento e a discussão por meio do questionamento e da comunicação.