Questões da Prova do Colégio Pedro II (IDECAN - 2014)

Limpar Busca
Os sinais de pontuação têm um papel importante no texto. Dentre os empregos das aspas, no primeiro parágrafo pode ser visto o seu uso com o propósito de
  • A indicar fala com sentido irônico.
  • B destacar expressões populares.
  • C indicar a mudança de interlocutor.
  • D indicar uma enumeração de ações.
  • E destacar a fala do narrador-personagem.
Assinale, dentre os trechos a seguir, o termo destacado pertencente à classe de palavras DIFERENTE dos demais.
  • A “Ato banal sem surpresas.” (1º§)
  • B “Acho que estou ficando louca.” (1º§)
  • C “Aqueles anéis perfeitamente ajustados, [...] ” (1º§)
  • D “ [...] a rosácea de um vitral de catedral gótica.” (1º§)
  • E “ [...] ela me revelasse os sinais da sua loucura.” (1º§)
É correto afirmar que a personagem busca ajuda de um profissional após alguns fatos ocorridos e suas reações a eles. O motivo principal que a levou a tomar tal atitude foi
  • A o prazer de cozinhar.
  • B o formato perfeito de alimentos como cebola, tomate e pimentão.
  • C a necessidade de cortar uma quantidade de cebolas acima do esperado.
  • D uma nova forma de enxergar coisas simples e frequentes em seu cotidiano.
  • E a monotonia de fazer todos os dias a mesma coisa, principalmente na cozinha.
De modo implícito, é possível identificar o tipo de profissional com o qual a personagem estabelece um diálogo. Assinale a alternativa em que todos os vocábulos têm em seu sentido um direcionamento para tal identificação.
  • A Olhos, olhei, visto.
  • B Silêncio, sinais, prazeres.
  • C Livros, odes, perturbação.
  • D Divã, loucura, diagnóstico.
  • E Susto, catedral, obra de arte.
“O autor narra os acontecimentos a partir de um ponto de vista, o foco narrativo. Deste modo, é correto afirmar que, no texto, observa-se o foco narrativo em _________________, sendo a visão dos fatos ________________.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmação anterior.
  • A terceira pessoa / neutra
  • B terceira pessoa / objetiva
  • C primeira pessoa / objetiva
  • D terceira pessoa / subjetiva
  • E primeira pessoa / subjetiva