Prova do (2017) - Questões Comentadas

Limpar Busca

Um aspecto do Texto 1 que o torna, de certa maneira relevante, e que toca a sensibilidade do leitor, é que o autor:

  • A recorre a uma linguagem erudita, fazendo uso de um vocabulário distante das situações informais.
  • B permeia ou intercala, entre elementos narrativos, fragmentos de natureza claramente descritiva.
  • C vai de uma simples narrativa até uma séria reflexão, pela exploração simbólica de uma cena trivial.
  • D concentra a narrativa em um único personagem, assegurando, assim, a concisão esperada para esse tipo de texto.
  • E reúne diferentes dados em um cenário apenas e recorre, de forma categórica, à ativação da memória do leitor.

Joana percebe que, mesmo após limpar o mofo que havia em seu armário de madeira, novos fungos surgem no mesmo lugar, depois de alguns dias. Tal observação prova que:

  • A caso Joana não tivesse observado, os fungos jamais teriam surgido no armário de sua casa, demonstrando o princípio da ignorância relativa.
  • B organismos vivos podem, de fato, surgir de forma espontânea a partir de matéria inanimada, caso haja alimento e espaço.
  • C fungos são organismos ubíquos no ambiente, estando presentes naturalmente em mobiliários domésticos, como armários de madeira.
  • D havendo as condições ideais, estruturas fúngicas não removidas na limpeza poderão se desenvolver, formando bolores no armário.
  • E mudanças no ambiente provocam modificações nas necessidades dos organismos vivos e em seu fenótipo, alterando também seu conjunto gênico.

Para captar a ideia global do Texto, convém que o entendamos como:

  • A uma advertência no sentido de que as consequências do aquecimento da Terra apontam para o inevitável final dos tempos.
  • B um apelo para que vejamos o aquecimento global não como um caso de ficção científica mas como um risco que exige fim definitivo, imediato e inadiável.
  • C uma proposta para identificar as causas naturais que estão na raiz dos impactos ambientais que põem a vida na Terra em risco.
  • D uma exposição em que se faz uma relação de causa e efeito entre avanços do conhecimento científico e o processo de aquecimento da Terra.
  • E uma declaração de como será impossível uma reversão do processo crescente de liberação, na atmosfera, de gases de efeito estufa.

Para manter a estratégia escolhida para seu texto, o segundo parágrafo do fragmento em análise pode ser entendido como:

  • A um aviso, um esclarecimento.
  • B um apelo, uma convocação.
  • C uma advertência, uma promessa.
  • D uma intimidação, uma chantagem.
  • E uma promessa, uma ameaça.

Considere que os animais 1, 2, 3 e 4 pertencem ao mesmo Filo. Contudo, 1 e 2 pertencem a gêneros diferentes da mesma Família, enquanto que 3 e 4 pertencem à mesma Classe, mas a Ordens diferentes. Pode-se afirmar que o maior grau de semelhança será observado, apenas, entre:

  • A 1 e 3.
  • B 1 e 2.
  • C 2 e 4.
  • D 3 e 4.
  • E 2 e 3.