Prova da Câmara Municipal de Capanema - Pará - Procurador Jurídico - FADESP (2017) - Questões Comentadas

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Claudia Costin vale-se dos dados fornecidos pelo IBGE sobretudo para

  • A criticar a falta de equidade nas creches públicas.
  • B denunciar a falta de oportunidades na disputa pelo sucesso.
  • C propor medidas educacionais capazes de reduzir futuras desigualdades.
  • D revelar dados sobre a formação, o rendimento e a escolaridade dos pais de alunos.

O único enunciado em que não se expressa uma característica do nosso tempo, segundo a autora, é

  • A A generosidade é restrita
  • B Falar de equidade está fora de moda.
  • C A vocalização de preconceitos é aberta.
  • D O lema é promover a igualdade de oportunidades.

Claudia Costin não menciona como ação importante, no âmbito educacional, o (a)

  • A implementação de programas de nivelamento ou cursos de verão.
  • B fortalecimento de alunos que já possuem um bom repertório cultural.
  • C adoção de um sistema competente de identificação de falhas de formação.
  • D melhor remuneração de professores que atuam em áreas perigosas ou longínquas.

Para Claudia Costin, a equidade consiste em

  • A modernizar estilos, recursos e processos no âmbito do ensino/aprendizagem.
  • B tratar de modo igual alunos com deficiência, superdotados ou com fragilidades de formação.
  • C adotar um desenho de ensino capaz de motivar o aluno a construir um bom repertório cultural.
  • D oferecer abordagens de ensino específicas de acordo com as necessidades e estilos de cada aluno.

Do enunciado “É possível construir um país mais justo para todos! Todos quer dizer todos.” (l. 32 e 33), só não se pode depreender a seguinte interpretação:

  • A a realização de todos depende de cada um cuidar de sua vida na disputa por sucesso.
  • B a escola deve ser necessariamente inclusiva, e a inclusão escolar deve abranger toda sorte de aluno.
  • C alunos com deficiência, superdotados ou com fragilidades de formação devem ser contemplados pela escola.
  • D a construção de um país mais justo depende de se oferecerem meios para que todos possam ter o mesmo ponto de partida.