Questões comentadas de Concursos para Técnico - Informática - Software

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A autora utiliza o neologismo “branquitude” para se referir a uma situação que, no Brasil,

  • A persiste ao longo da história.
  • B transforma-se em disputa política.
  • C contesta a luta de grupos minoritários.
  • D diferencia as instituições públicas das privadas.
  • E acentua-se com o desenvolvimento econômico.

Analise o quadro a seguir.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Fonte: Gráfico elaborado a partir de dados do GEMAA/UERJ (Grupo de Estudos Multidisciplinares de Ação Afirmativa). Disponível em: https://pp.nexojornal.com.br/ opiniao/2021/. Acesso em: 09 set. 2021.


A comparação do excerto do texto de Lilia Schwarcz com esse gráfico sobre o percentual de modelos brancos e não-brancos na publicidade brasileira entre 1987 e 2017 sugere que

  • A a publicidade reforça a meritocracia social.
  • B o fenótipo branco é representativo do país.
  • C o fenótipo branco é associado à neutralidade.
  • D a publicidade incentiva a integração das raças.
  • E o fenótipo não branco é avesso ao consumismo.

O título da crônica é textualmente retomado pela

  • A fala do índio antes de morrer.
  • B atitude gananciosa de Colombo.
  • C imposição dos produtos europeus.
  • D desigualdade das condições de troca.
  • E dificuldade de comunicação das personagens.

Em relação aos articuladores textuais, considere as seguintes afirmativas: I. O operador argumentativo “embora”, no primeiro parágrafo, introduz uma contraposição à ideia que o antecede. II. Há uma relação de condição-inferência no primeiro período do segundo parágrafo. III. A expressão referencial “essa”, no segundo parágrafo, retoma o termo “deficiência”. IV. O conector “porém”, no último parágrafo, acrescenta uma possível comprovação da asserção anterior. Estão corretas apenas as afirmativas

  • A I, II.
  • B I, III.
  • C II, III.
  • D II, IV.
  • E III, IV.

No início do texto, a recorrência dos termos “primeiro” e “primeira” indica uma estratégia narrativa que

  • A prioriza o ponto de vista do colonizador.
  • B desconstrói o evento histórico relatado.
  • C relativiza a importância do encontro.
  • D remete ao discurso mítico-religioso.
  • E reforça a sagacidade do índio.