Questões de Concursos para Comunicação Social

Limpar Busca

De acordo com Carvalho (in Farias, 2013), por vezes, imagem e reputação corporativas são entendidas como sinônimos, porém possuem características distintas e interdependentes. Assinale a opção que apresenta uma característica da imagem corporativa.

  • A Gera valor associado à resposta.
  • B Tem caráter estrutural e efeitos duradouros.
  • C É verificável empiricamente.
  • D Constrói-se no interior da organização.
  • E Resulta basicamente da comunicação.

Segundo Kotler (2019), para tomar as melhores decisões táticas no curto prazo e decisões estratégicas no longo prazo, os profissionais de marketing precisam de informações oportunas, precisas e práticas sobre os consumidores, a concorrência e suas marcas. Descobrir a visão do consumidor e compreender suas implicações de marketing podem levar ao lançamento bem-sucedido de um produto ou estimular o crescimento de uma marca. Em relação à pesquisa de marketing, marque a opção correta.

  • A É função do Diretor de Marketing oferecer uma visão clara das atitudes e do comportamento de compra do consumidor.
  • B A pesquisa de marketing está limitada a grandes empresas com grandes orçamentos e departamentos de pesquisa de mercado.
  • C Os institutos de pesquisa de marketing classificam-se em duas categorias: institutos de pesquisa customizada de marketing e institutos de pesquisa especializada de marketing.
  • D Dados secundários podem ser coletados de cinco maneiras: por observação, focus group, survey, dados comportamentais e experimentação.
  • E Pesquisa de marketing tem tudo a ver com a geração de insights. Os insights de marketing fornecem diagnósticos sobre como e por que observamos certos efeitos no mercado e o que isso significa para o profissional de marketing.

Lev Manovich (in Santaella, 2017) estabeleceu cinco princípios das novas mídias. Assinale a opção que apresenta o princípio que pode ser constatado nos processos de busca que dão acesso às mídias e, que em sua classificação, isso é capaz de explicar por que os motores de busca evoluíram tão notavelmente.

  • A Transcodificação.
  • B Variabilidade.
  • C Representação numérica.
  • D Automação.
  • E Modularidade.

Para Castells (2017), as funções e os processos dominantes na era da informação estão cada vez mais organizados em torno de redes. Com relação a esse cenário, assinale a opção correta:

  • A O desenvolvimento de redes verticais de comunicação interativa que conectam o local e o global no momento escolhido intensificou o ritmo e a formação de um sistema de comunicação digital multimodal e multicanal que integra todas as formas de mídia.
  • B Redes são estruturas fechadas, capazes de expandir de forma ilimitada, integrando novos nós desde que consigam comunicar-se dentro da rede, ou seja, desde que compartilhem os mesmos códigos de comunicação.
  • C A inclusão/exclusão em redes e a arquitetura das relações entre redes, possibilitadas por tecnologias da informação que operam à velocidade da luz, configuram os processos e funções predominantes em nossa sociedade.
  • D A lógica de redes gera uma determinação social em nível mais baixo que a dos interesses sociais específicos expressos por meio das redes: os fluxos do poder são mais importantes que o poder dos fluxos.
  • E As redes verticais de comunicação construídas em torno das iniciativas, interesses e desejos das pessoas são multimodais e incorporam muitos tipos de documentos.

Conforme Marcondes Filho (2014), qual é o nome do conceito que se refere ao desenvolvimento de competências cognitivas para a compreensão e reelaboração crítica das mensagens dos meios de comunicação?

  • A Medialidade.
  • B Mediatização.
  • C Mediação.
  • D Media literacy.
  • E Mediologia.