Questões de Concursos para Técnico em Assuntos Educacionais

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Esta questão foi anulada pela banca organizadora.

Observando-se o título do TEXTO 2, “ Em meio à pluralidade de ideias, o diálogo só é possível quando se assume que não há uma verdade única e absoluta sobre nada”, a expressão destacada tem o valor semântico de

  • A concessão.
  • B espacialidade
  • C temporalidade.
  • D adição.
  • E causalidade.

O Decreto nº 5.840, de 13 de julho de 2006, instituiu, no âmbito federal, o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja). Avalie as proposições a seguir e marque a alternativa CORRETA, com base no teor do decreto em questão.

  • A Os cursos do Proeja destinados à formação inicial e continuada de trabalhadores deverão contar com carga horária mínima de mil e quatrocentas horas, assegurando, cumulativamente, a destinação de, no mínimo, duzentas horas para a formação geral e mil e duzentas horas para a formação profissional.
  • B O Proeja abrange cursos e programas de educação profissional de formação continuada de trabalhadores, de Educação Profissional Técnica de Nível Médio e de Ensino Superior.
  • C Os cursos e programas do Proeja deverão ser oferecidos exclusivamente pelas instituições federais de educação profissional, sendo vedada sua adoção pelas instituições públicas dos sistemas de ensino estaduais ou municipais e pelas entidades privadas nacionais de serviço social, aprendizagem e formação profissional vinculadas ao sistema sindical.
  • D Nos cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio do Proeja, deverão ser observadas, cumulativamente, a oferta de, no mínimo, mil e duzentas horas para a formação geral, a carga horária mínima estabelecida para a respectiva habilitação profissional técnica e a observância às diretrizes curriculares e demais atos normativos do Conselho Nacional de Educação.
  • E O aluno que demonstrar, a qualquer tempo, aproveitamento em curso de educação profissional de nível médio no âmbito do Proeja fará jus à obtenção do correspondente diploma, com validade na circunscrição do estado onde está inserido, tanto para fins de habilitação na respectiva área profissional quanto para atestar a conclusão do ensino médio, possibilitando o prosseguimento de estudos em nível superior.

O Ensino Médio se baseia na formação integral do estudante. Acerca dessa etapa da Educação Básica, de acordo com a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (LDB), é CORRETO afirmar que

  • A a formação técnica e profissional é um dos itinerários formativos previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
  • B poderá ser organizada em módulos e adotar o sistema de créditos com terminalidade específica, além das formas de organização previstas no art. 23 da LDB.
  • C sua Base Nacional Comum Curricular (BNCC) inclui, facultativamente, estudos e práticas de Educação Física, Arte, Sociologia e Filosofia.
  • D a carga horária mínima anual deverá ser progressivamente ampliada para mil e quatrocentas horas, observadas as normas do respectivo sistema de ensino e de acordo com o Plano Nacional de Educação.
  • E a exibição de filmes de produção nacional constituirá componente curricular complementar integrado à proposta pedagógica da escola, sendo a sua oferta obrigatória por, no máximo, 2 (duas) horas mensais.

Carlos é rico ou Daniele não é brasileira. Se Elias é bagunceiro, então Fernanda gosta de matemática. Sabendo-se que Fernanda não gosta de matemática e que Daniele é brasileira, pode-se concluir corretamente que

  • A Carlos é rico e Elias é bagunceiro.
  • B Se Carlos é rico, então Elias é bagunceiro.
  • C Elias não é bagunceiro e Carlos é rico.
  • D Carlos não é rico e Elias é bagunceiro.
  • E Se Elias é bagunceiro, então Carlos é rico.

No excerto “... um dia quebrei a cabeça de uma escrava, porque me negara uma colher do doce de coco que estava fazendo...” (linhas 11 a 13), sob a ótica da coesão de natureza sequencial, entende-se que houve a adequada correlação, na sentença linguística, entre os tempos verbais

  • A presente do indicativo e presente do subjuntivo.
  • B pretérito perfeito do indicativo e pretérito perfeito do indicativo.
  • C pretérito perfeito do subjuntivo e pretérito imperfeito do indicativo.
  • D pretérito perfeito do indicativo e pretérito mais-que-perfeito do indicativo.
  • E pretérito perfeito do subjuntivo e pretérito mais-que-perfeito do subjuntivo.