Questões comentadas de Concursos para Secretário Escolar

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Analise o que é solicitado, a partir da leitura do enunciado abaixo:
“A mãe chorou demais, muito mesmo, debruçada à margem do Rio Amazonas. ”
O elemento em destaque, sintaticamente, é qualificado como:

  • A Objeto indireto.
  • B Adjunto adverbial de intensidade.
  • C Objeto direto.
  • D Agente da passiva.
  • E Adjunto adnominal.

A partir da leitura do texto, é CORRETO inferir que a narrativa apresentada desenvolve a ideia de:

  • A Determinação de Omáua com valores que implicam rudeza.
  • B Desvinculação do ideário indígena de Omáua com a ancestralidade.
  • C Apropriação de Omáua com elementos da cultura europeia.
  • D Poder da personagem Omáua, que favorece a vida.
  • E Prescrição de Omáua sobre o viver silvícola para os povos originários.

A partir da leitura da frase, descrita em seguida, analise o que se pede:
“Eu sou a menina, a moça, a adulta e a anciã.”
Sintaticamente, o trecho em destaque é qualificado no trecho como:

  • A Objeto indireto.
  • B Sujeito.
  • C Vocativo.
  • D Predicado.
  • E Agente da passiva.

Considerando a leitura da letra da canção abaixo, responda o que se pede.

Feliz, alegre e forte

(Marisa Monte/Pretinho da Serrinha/Rachell Luz)

O que importa se o tempo passou
O que importa se vai demorar
O que importa se o dia chegou
O que importa se nunca virá
O que importa se alguém falou
O que importa se ninguém falar
O que importa é aqui e agora,
Toda hora é hora,
Enquanto eu posso estar.
O que importa é ser aqui e agora,
Toda hora é hora,
Enquanto eu posso estar.

Sou feliz, alegre e forte
Tenho amor e sorte
Aonde quer que eu vá
Sou feliz, alegre e forte
Tenho amor e muita sorte
Aonde quer que eu vá

Disponível em: https://www.marisamonte.com.br/discografia_/portas/. Acesso em 23 out. 2023. (trecho).

É CORRETO afirmar que o processo de coesão prevalente na canção refere-se:

  • A A associação, tendo em vista o uso de termos correlatos para favorecer a não repetição de termos, como “feliz”, pela voz poética do texto.
  • B A reiteração, pois a repetição de sentenças, tais como “O que importa se”, implicam na ênfase da voz poética em sua vivência feliz.
  • C A concisão, uma vez que os termos não repetidos favorecem clareza da voz poética, como em “O que importe se”.
  • D Ao discurso indireto, pois a voz enunciadora cita a fala de outrem na sua expressão poética, como em “Aonde quer que eu vá”.
  • E Ao eufemismo, visto que as palavras utilizadas no texto suavizam a dureza da trajetória da voz poética, como em “Sou feliz, alegre e forte”.

Considerando o trecho abaixo mencionado, analise o que se pede:
“Ela disse: — Mamãe, sou eu a menina que corre sobre os rios. ”
O item em destaque é designado gramaticalmente como um:

  • A Objeto indireto.
  • B Aposto.
  • C Vocativo.
  • D Objeto direto.
  • E Verbo de ligação.