Questões de Concursos para Sargento Músico

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Preencha as lacunas, quanto à modulação, e assinale a opção correta.


(I) Quase sempre o trecho que se modula termina no tom____________________, e raramente num tom____________________.

(II) Quando um trecho musical não tem modulação, chama-se____________________, e quando há modulação chama-se____________________.

(III) Pode-se modular para os tons____________________e para os tons____________________.

  • A original / diferente / unitônico / modulante / vizinhos / afastados
  • B modulado / original / modal / harmônico / relativos / vizinhos
  • C final / diferente / tônico / modulante / afastados / relativos
  • D diferente / modulado / harmônico / modulante / afastados / vizinhos
  • E original / final / unitônico / modulado / vizinhos / afastados

Segundo o professor Bohumil Med, entre dois tons diferentes, as notas que existem em um e não existem no outro são chamadas de

  • A enarmônicas ou diferenciais.
  • B afastadas ou diferenciais.
  • C características ou vizinhas.
  • D diferenciais ou características.
  • E vizinhas ou comuns.

Pela enarmonia, quanto à entoação, as escalas ficam reduzidas a

  • A 12: 6 para o modo maior e 6 para o modo menor.
  • B 24: 12 para o modo maior e 12 para o modo menor.
  • C 24: 18 para o modo maior e 6 para o modo menor.
  • D 30: 15 para o modo maior e 15 para o modo menor.
  • E 14: 7 com sustenidos e 7 com bemóis.

Sobre a arte musical no Egito, é correto afirmar que

  • A os egípcios faziam escalas musicais de 8 notas às quais davam nomes.
  • B entre os seus instrumentos de corda, não se utilizavam da harpa.
  • C os instrumentos de sopro eram as flautas e trombetas.
  • D os egípcios não tinham instrumentos de percussão.
  • E a música egípcia era praticada somente individualmente.

Com relação aos ornamentos, associe a coluna da esquerda com a da direita e, a seguir, assinale a opção correta:


(I) Grupeto

(II) Trinado

(III) Apogiatura

(IV) Floreio

(V) Portamento

(VI) Mordente


( ) Consiste na repetição rápida e alternada de duas notas consecutivas.

( ) Formado por duas notas, sendo a primeira de som igual à nota real e a segunda, uma 2ª maior ou menor, acima ou abaixo da nota real.

( ) Não possui forma definida. É constituído por uma ou mais notas, cujo número pode variar indeterminadamente.

( ) Constituído pelo agrupamento de 3 ou 4 notas dispostas por graus conjuntos sem ultrapassar a 2ª superior ou inferior da nota real.

( ) Formado por uma ou duas notas separadas da nota real por intervalo de tom ou semitom diatônico.

( ) Consiste na rápida antecipação da nota real.

( ) Consiste na passagem sobrecarregada de notas.

  • A (VI) (V) (–) (I) (III)(II)(IV)
  • B (II)(IV) (V) (VI) (III)(–) (I)
  • C (–) (I) (II) (III) (V) (IV)(VI)
  • D (II)(VI) (IV) (I) (III) (V) (–)
  • E (II) (I)(III) (VI) (V) (–) (IV)