Questões de Concursos para Vestibular

Limpar Busca

O termo “entretanto” (linha 3) estabelece, entre as partes do texto que liga, uma relação semântica

  • A adversativa
  • B concessiva
  • C conclusiva
  • D explicativa
  • E aditiva

Considere o polinômio P(x) = x4 - 3x3 - 3x2 + 7x + 6. Sabendo-se que -1 é raiz dupla da equação P(x) = 0, as outras raízes dessa equação são

  • A 2 e 3
  • B 1 e 2
  • C 2 e 4
  • D 1 e 3
  • E 3 e 4

Leia o texto a seguir.
Marx, Freud, Einstein, todos transmitiram a mesma mensagem para a década de 20: o mundo não era o que parecia ser. Os sentidos, cujas percepções empíricas moldaram as nossas ideias de tempo e espaço, certo e errado, lei e justiça, e a natureza do comportamento do homem não eram confiáveis. Além disso, a análise marxista e freudiana se juntaram para minar, cada uma a sua maneira, o sentimento de responsabilidade pessoal e de dever para com o código da verdadeira moral, que era o centro da civilização europeia do século XIX.
JOHNSON, P. Tempos modernos. Rio de Janeiro: Instituto Liberal, 1990. p. 9.
A obra do filósofo alemão Karl Marx contribuiu para minar o sentimento de responsabilidade pessoal com o código moral vigente na sociedade europeia ao mostrar que

  • A o conhecimento das ciências humanas baseado nas percepções dos sentidos deveria ser substituído pelo conhecimento empirista das ciências naturais.
  • B o modelo de sociedade baseado nas premissas do certo e do errado deveria dar lugar ao modelo em que o próprio indivíduo definiria seu código moral.
  • C a violência das guerras e das revoluções não deveria ser o parâmetro para se pensar a organização de um novo modelo ideal de sociedade.
  • D a coesão nacional, fundamentada no apego às instituições cívicas e familiares, deveria ser resgatada numa sociedade de caráter socialista.
  • E a moral burguesa que criou os códigos jurídicos expressava o interesse ideológico de uma classe e não a verdadeira justiça social igualitária.

A autora estabelece, no texto, uma contraposição entre o filosofar eurocêntrico e o filosofar afrorreferenciado.
Isso é indicado pelas seguintes oposições:

  • A “saberes ancestrais femininos” (linha 50) – “nossa potência criativa”(linha 41)
  • B conhecimento de nossa natureza” (linha 40) – “filosofar de corpo inteiro” (linha 55)
  • C “valorização e re-conhecimento de nossos saberes” (linhas 17-18) – “uma escuta sensível” (linha 34)
  • D “feminino que habita em todas as pessoas” (linha 23) – “energias femininas e masculinas” (linha 26)
  • E “pensamento universal apresentado nas histórias da filosofia” (linha 5) – “os saberes ancestrais femininos” (linha 32)

O aro do pneu de um carro consiste na medida do diâmetro interno do pneu, em polegadas. Sabendo-se que 1 polegada equivale a 2,54 centímetros, o comprimento da circunferência interna de um pneu de aro 14 , em centímetros, é igual a

  • A 31,76π cm
  • B 32,46π cm
  • C 33,62π cm
  • D 34,47π cm
  • E 35,56π cm