Questões de Concursos para Professor - Tecnologias Educacionais

Limpar Busca

Em “João morreu no doce contato das águas plácidas da Lagoa.”, ocorre a seguinte figura de linguagem:

  • A Metáfora.
  • B Sinestesia.
  • C Paradoxo.
  • D Metonímia.
  • E Antonomásia.

Das ferramentas abaixo, aquela que é uma enciclopédia baseada na web e escrita de maneira colaborativa denomina-se:

  • A Enciclopédia Barsa.
  • B Google maps.
  • C Compédia.
  • D Googleplex.
  • E Wikipédia.

Para que o ensino da robótica seja de fato um diferencial na aprendizagem do aluno, a escola tem que ter objetivos muito claros do que quer com o uso da tecnologia no ambiente escolar.

O gestor deve entender o que é a robótica e pesquisar que tipo de recursos pode adquirir. Muitas vezes a tecnologia é vista como um otimizador do tempo, mas é necessário pensar em uma carga horária que seja suficiente para o aluno construir e refletir.

(Educador e Pesquisador Flávio Rodrigues Campos, in: O que é a robótica educacional e quais são os ganhos para o aprendizado. Adaptado)

Para o pesquisador, a tecnologia não pode ser uma ferramenta para fazer o aluno aprender mais rápido; ela serve para dar:

  • A acessibilidade, respostas certas e ensinar a pesquisar.
  • B fundamentação, eficiência e facilitar a comunicação.
  • C autonomia, emancipação e estimular a criatividade.
  • D cidadania ativa, recursos variados e trocar experiências.
  • E conscientização, otimização e compartilhar saberes.

A opção correta quanto à regência verbal é:

  • A Assiste-lhe o direito de solicitar as informações sobre a empresa.
  • B Assisti o seu destempero junto ao ciclista, disse o guarda ao motorista.
  • C Não lhe conheço bem para entregar a encomenda em confiança.
  • D O policial queria ajudar a ela, mas não havia entendimento sobre a questão.
  • E Explicava ao aluno de que não se atrasasse para a prova.

O Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI propõe que a educação deve organizar-se em torno de quatro aprendizagens fundamentais que, ao longo de toda a vida, serão de algum modo para cada indivíduo, os pilares do conhecimento.

Considere as afirmativas sobre esses pilares do conhecimento.


I - O único pilar que deve ser objeto de atenção por parte do ensino estruturado é “aprender a conhecer”.

I - Cada um dos quatros pilares deve ser objeto de igual atenção por parte do ensino estruturado.

III - Os quatro pilares propostos são independentes uns dos outros, pois não há relação entre os mesmos.

IV - Existem entre os quatro pilares múltiplos pontos de contato, de relacionamento e de permuta.


Estão corretas, apenas, as seguintes afirmativas.

  • A I e II.
  • B I e III.
  • C I e IV.
  • D II e III.
  • E II e IV.