Questões comentadas de Concursos para Professor - Técnica de Linguagem de Sinais

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Quanto à natureza, é correto afirmar que o texto em análise é, predominantemente:

  • A descritivo, porque descreve as características das línguas de sinais.
  • B narrativo, porque conta a história da língua de sinais da Nicarágua.
  • C injuntivo, porque ensina como aprender e reconhecer uma língua de sinais.
  • D expositivo, porque informa sobre as línguas de sinais em relação às faladas.
  • E argumentativo, porque defende as linguagens de sinais como línguas naturais.

No último parágrafo, os três usos do pronome “isso” (linha 23; linha 25; linha 26), grifados no texto, se assemelham por todos:

  • A substituírem nomes masculinos no contexto prévio.
  • B constituírem uma relação coesiva por repetição.
  • C apontarem para um mesmo referente nominal.
  • D representarem um resumo de trecho anterior.
  • E referirem-se a nomes comuns no singular.

Comparando-se a linguagem de sinais e a linguagem falada, segundo o texto, conclui-se que:

  • A ambas mudam naturalmente com o uso no decorrer do tempo.
  • B a segunda, diferentemente da primeira, tem regras gramaticais.
  • C apenas a segunda é aprendida na interação com outras pessoas.
  • D a primeira, diferentemente da segunda, requer habilidades expressivas.
  • E apenas a segunda tem mecanismos que regulam a formação de orações.

De acordo com o documento “A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: abordagem bilíngue na escolarização de pessoas com surdez” (2010) é correto afirmar:

  • A Para o aprendizado do Português, não é recomendável o uso de jogos eletrônicos.
  • B Para atuar no ensino de Libras, o professor do AEE não precisa ter conhecimento da estrutura da Libras e nem fluência na língua. O mais importante é que sejam professores com experiência em educação de pessoas surdas.
  • C No momento do AEE para o ensino da língua portuguesa escrita o professor deve utilizar a Libras, a qual é indicada como intermediária nesse aprendizado. Inclusive é previsível que o aluno utilize a interlíngua na reflexão sobre as duas línguas.
  • D Para o ensino de Português para o surdo, entende-se que, o canal de comunicação específico para o ensino e a aprendizagem deve ser a língua portuguesa, e o aluno poderá utilizar a leitura labial (caso tenha desenvolvido habilidade) e a leitura e a escrita.
  • E O Atendimento Educacional Especializado (AEE) para pessoas com surdez envolve três momentos didático-pedagógicos: AEE em Libras; AEE de Libras e AEE de Língua Portuguesa. Todos devem ocorrer em horário oposto ao da escolarização, exceto o AEE em Libras que deve ocorrer durante a aula.

Assinale a alternativa que classifica corretamente a oração grifada em “não é raro que as escolas para surdos desenvolvam gírias juvenis ou verdadeiros dialetos dessas línguas” (linhas 17-18).

  • A Adjetiva restritiva.
  • B Adjetiva explicativa.
  • C Substantiva subjetiva.
  • D Substantiva predicativa.
  • E Substantiva objetiva direta.