Questões de Concursos para Professor - Língua Portuguesa

Limpar Busca

Dentre os aspectos geográficos, temos o Relevo. De acordo com o relevo do Estado de Santa Catarina, correlacione as colunas e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.


1. Planície Costeira.

2. Serras Litorâneas.

3. Planalto Ocidental.


( ) As Serras do Mar e a Serra Geral formam, juntas, uma barreira que divide o estado entre a planície costeira e a região do Planalto Central. A vegetação predominante é a Mata Atlântica.

( ) A faixa próxima ao litoral. A vegetação é variada, sendo encontrados mangues, restingas, praias, dunas e Mata Atlântica.

( ) Ocupa a maior parte das terras catarinenses. É aqui que se localiza o ponto mais alto do estado, o Morro da Igreja, com 1822 metros de altitude. Nessa área são encontradas as Florestas das Araucárias e os Campos.

  • A 2 – 1 – 3.
  • B 2 – 3 – 1.
  • C 3 – 2 – 1.
  • D 3 – 1 – 2.
Assinale a alternativa que apresenta o conceito de conto.
  • A É uma narrativa longa, pode ser comparado a um romance, apresenta complicações no enredo, análises minuciosas, tempo e espaço limitados.
  • B É uma narrativa curta, comparada a um romance, apresenta um flagrante sem tantas análise minuciosas, complicações no enredo e apresenta tempo e espaço delimitado.
  • C É uma descritiva, com uma amostragem da vida real, incertezas, dúvidas, mistérios e analogias feitas para aguçar o senso crítico.
  • D É uma narrativa intermediária, apresenta enredo linear, predomina ações sobre as análises e as descrições são selecionados nos momentos de crises para impulsionar a diegese para o final.

Todas as formas verbais destacadas nas opções abaixo estão flexionadas em tempos ou modos que são empregados discursivamente quando se quer expressar dúvida, desejo ou possibilidade; a EXCEÇÃO está apontada na alternativa:

  • A “é colocar-se em uma encruzilhada para a qual convergem, (...)” (1º parágrafo)
  • B “(...) que os conceitos tradicionais de identidade, povo ou nação sejam "intocáveis".” (2º parágrafo)
  • C “(...) não constituiriam terrenos férteis para a cultura, (...) (2º parágrafo)
  • D “Um duplo obstáculo seria então evitado: (...)” (2º parágrafo)
  • E “(...) ela poderia representar para as sociedades da informação (...)” (4º parágrafo)

O Formação pela Escola (FPE) é um programa:

  • A de pós-graduação, na modalidade EAD, que tem por objetivo contribuir para o fortalecimento da capacitação profissional dos alunos que acabaram de concluir o ensino superior.
  • B de formação técnica, na modalidade EAD, que tem por objetivo contribuir para o fortalecimento da capacitação cultural dos alunos de ensino básico.
  • C de formação profissional, na modalidade semipresencial, que tem por objetivo contribuir para o fortalecimento da capacitação técnica dos alunos da EJA.
  • D de formação técnica, na modalidade presencial, que tem por objetivo contribuir para o fortalecimento da capacitação profissional dos alunos de ensino médio.
  • E de formação continuada, na modalidade a distância, que tem por objetivo contribuir para o fortalecimento da atuação dos agentes e parceiros envolvidos com a execução, o monitoramento, a avaliação, a prestação de contas e o controle social dos programas e ações educacionais financiados pelo FNDE.

Com relação aos aspectos econômicos do Estado de Santa Catarina, analise as assertivas e assinale a alternativa que corresponde as atividades econômicas desenvolvidas.


I. Indústria.

II. Extrativismo (animal, vegetal e mineral).

III. Agricultura.

IV. Pecuária.

V. Pesca.

VI. Turismo.

  • A Apenas I, II, III, V e VI estão corretas.
  • B Apenas I, II, III e V estão corretas.
  • C Apenas II, III, IV e VI estão corretas.
  • D Todas estão corretas.