Questões de Concursos para Professor - Libras

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A legislação que regula o uso da Internet no Brasil por meio da previsão de princípios, garantias, direitos e deveres para quem usa a rede, é chamada:

  • A Lei estadual da internet.
  • B Comissão Nacional da internet.
  • C Lei da Regulação Digital.
  • D Marco Civil da internet.
  • E Estatuto das Mídias sociais.

O Decreto nº 5626/2005, trata no Capítulo III - Da formação do Professor de Libras e do Instrutor de Libras. Em seu Artigo 6º A formação de instrutor de Libras, em nível médio, deve ser realizada por meio de: I - cursos de educação profissional; II - cursos de formação continuada promovidos por instituições de ensino superior; e III - cursos de formação continuada promovidos por instituições credenciadas por secretarias de educação. Além das formações apresentadas, o Decreto admite ainda no Parágrafo 1º do referido Artigo, que a formação do instrutor de Libras pode ser realizada por:

  • A cursos de pós-graduação em Libras.
  • B organizações da sociedade civil representativa da comunidade surda, desde que o certificado seja convalidado por pelo menos uma das instituições referidas nos incisos II e III do Artigo 6º.
  • C todos os cursos de licenciatura, desde que as pessoas surdas tenham prioridade nos cursos de formação.
  • D entrevistas que comprovem o candidato a vaga de instrutor como pessoa surda.
  • E instituições de formação superior e com certificado de proficiência em Libras, obtido por meio de exame promovido pelo Ministério da Educação.

“O objetivo de uma escola infantil para todos os surdos deve ser o primeiro a ser demandado, pois está em jogo a própria humanidade da pessoa que ele virá a ser.” (Stumpf, 2008, p, 440). A autora apresenta em sua pesquisa que os objetivos das primeiras aprendizagens devem abarcar 5 domínios, sendo eles:

  • A oralização, sinalização, expressão corporal, compreensão do corpo e articulação.
  • B transmissão de uma língua natural, construção de uma identidade responsável capaz de viver em sociedade, desenvolvimento da curiosidade em relação ao mundo que a rodeia, desenvolvimento da imaginação e desenvolvimento da psicomotricidade.
  • C equilíbrio, lateralidade, compreensão do corpo, imaginação e configuração de mão.
  • D internalização de conceitos abstratos, direção e sentido, noções de proporção, compreensão do espaço e oralização.
  • E equilíbrio, lateralidade e expressão corporal.

Dentre as características presentes nas alternativas abaixo, a alternativa em que elas NÃO justificam o título do texto é:

  • A a objetividade, a impessoalidade e a aparente imparcialidade do eu lírico.
  • B a narração em 3ª pessoa é neutra, contrastando a linguagem poética.
  • C o personagem representa uma alegoria de muitos brasileiros que vivem à margem da sociedade.
  • D o eu lírico, conturbado, revela a insatisfação do personagem com sua vida, culminando no suicídio.
  • E paródia da linguagem jornalística denunciando o destino violento das pessoas simples.

O programa do MEC para educação a distância, que visa proporcionar formação continuada para o uso pedagógico das diferentes tecnologias da informação e da comunicação é denominado:

  • A Mídias na Educação.
  • B Educação Pedagógica a distância.
  • C Internet na sala de aula.
  • D Universidade aberta do Brasil.
  • E O Computador em sala de aula.