Questões comentadas de Concursos para Professor - Inglês - Prova 1

Limpar Busca

No trecho “As pesquisas sobre desumanização começaram após a Segunda Guerra Mundial”, a palavra em destaque é formada por uma

  • A derivação prefixal.
  • B derivação sufixal.
  • C parassíntese.
  • D derivação prefixal e sufixal.

Leia o trecho destacado a seguir.


E sei que a poesia está para a prosa Assim como o amor está para a amizade E quem há de negar que esta lhe é superior?


A observação dos elementos coesivos destacados no trecho indica que

  • A a poesia é superior ao amor.
  • B a poesia é superior à prosa.
  • C a amizade é superior ao amor
  • D a prosa é superior à amizade.

Um exemplo do que seriam os adjetivos animais, citados no texto, pode ser reconhecido em

  • A “Pedro tem o apelido de gato, já viu como ele é bonito?”.
  • B “Eles comem como passarinhos, em poucas quantidades”.
  • C “Ela é uma cobra, muito traiçoeira com os colegas de trabalho!”.
  • D “Os homens agem como os ratos, todos eles!”.

Leia o trecho a seguir.


Ma’de brinquinho, Ricardo!? Teu tio vai ficar desesperado! Ó Tavinho, põe esta camisola pra dentro Assim mais pareces um espantalho!


O compositor da música, Caetano Veloso, destaca no trecho

  • A a criação de uma variedade estilística da língua portuguesa Brasil.
  • B a valorização da variedade regional da língua portuguesa no Brasil.
  • C a crítica à variedade cultural da língua portuguesa no Brasil.
  • D o estranhamento da variedade regional da língua portuguesa no Brasil.

De acordo com o texto, as citações diretas e indiretas, do que os cientistas e acadêmicos concluíram em suas pesquisas, garantem

  • A a legitimidade do ponto de vista do texto, o de que chamar alguém de “animal” é uma forma de incitar a violência.
  • B a legitimidade do posicionamento dos pesquisadores.
  • C as opiniões pessoais dos estudiosos refletidas nas informações apresentadas e trazidas como citações diretas reproduzidas no texto entre aspas.
  • D a existência de impactos maléficos deste tipo de linguagem.