Questões de Concursos para Professor - História

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De acordo com a Lei 9394/96 LDB, julgue as seguintes afirmativas:


I. O ensino da História do Brasil levará em conta as contribuições das diferentes culturas e etnias para a formação do povo brasileiro, especialmente das matrizes indígena, africana e inglesa.

II. No currículo do ensino fundamental, a partir do sexto ano, será ofertada a língua inglesa.

III. A exibição de filmes de produção nacional constituirá componente curricular complementar integrado à proposta pedagógica da escola, sendo a sua exibição obrigatória por, no mínimo, 4 (quatro) horas mensais.

IV.O ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais, constituirá componente curricular obrigatório da educação básica.


São corretas as afirmativas:

  • A I, II e III.
  • B II e IV.
  • C I, III e IV.
  • D todas afirmativas.

Neste poema pode-se observar:


I- Na frase “Se eu já estiver morto, as flores florirão da mesma maneira”, o poeta nos diz que tudo que a natureza faz é pensando na vida individual de cada pessoa

II- A angustia do poeta frente a morte

III-O eu lírico aceita a morte como algo natural e crê na vida espiritual

IV-O eu lírico não aceita seu destino

V-O eu lírico importa em ver, de forma objetiva e espontânea, a realidade que o envolve e ignora os pensamentos metafísicos.


Está correto

  • A I, II, III,IV e V
  • B I,III,IV e V
  • C I e III
  • D V

De acordo com a Lei 8069/90 ECA, sobre adoção, pode-se afirmar que:

  • A Os divorciados, os judicialmente separados e os ex-companheiros não podem adotar conjuntamente.
  • B O adotante há de ser, pelo menos, dezoito (18) anos mais velho do que o adotando.
  • C Não podem adotar os ascendentes e os irmãos do adotando.
  • D Em se tratando de adotando maior de dez (10) anos de idade, será também necessário o seu consentimento.

"E ali dançaram tanta dança

que a vizinhança toda despertou".


Qual a figura de linguagem em dançaram tanta dança?

  • A Pleonasmo
  • B Metonímia
  • C Antítese
  • D Sinestesia

De acordo com a Lei 13.005/2014, são metas do PNE, EXCETO:

  • A Elevar a qualidade da educação superior e ampliar a proporção de mestres e doutores do corpo docente em efetivo exercício no conjunto do sistema de educação superior para 65% (sessenta e cinco por cento), sendo, do total, no mínimo, 45% (quarenta e cinco por cento) doutores.
  • B Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3o (terceiro) ano do ensino fundamental.
  • C Triplicar as matrículas da educação profissional técnica de nível médio, assegurando a qualidade da oferta e pelo menos 50% (cinquenta por cento) da expansão no segmento público.
  • D Formar, em nível de pós-graduação, 50% (cinquenta por cento) dos professores da educação básica, até o último ano de vigência deste PNE, e garantir a todos (as) os (as) profissionais da educação básica formação continuada em sua área de atuação, considerando as necessidades, demandas e contextualizações dos sistemas de ensino.