Questões de Concursos para Professor - Ensino Infantil

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A alfabetização pode ser definida como sendo a aprendizagem e domínio do código alfabético. Mas, para além desta definição, estão as competências que se deseja desenvolver neste processo. Entre os itens abaixo citamos algumas destas competências, analise-as:


I. Memorização do alfabeto.

II. Reconhecimento das letras.

III. Ligação entre sílabas.

IV. Formação de palavras.

V. Fluência na leitura.


Está (ão) CORRETO (S), apenas:

  • A O item IV não é uma destas competências.
  • B O item V não é uma destas competências.
  • C O item III não é uma destas competências.
  • D O item I não é uma destas competências.

Na dinâmica do processo educacional, muitos são os papéis que a escola assume, a fim de proporcionar ao estudante as condições necessárias para o seu amplo desenvolvimento. Assim, podemos resumir a função da escola como sendo:

  • A Oferecer um ensino que promova o desenvolvimento do jovem e de sua família.
  • B Cuidar para que o desenvolvimento do estudante ocorra de acordo com princípios e regras de limitação estipuladas pelos órgãos competentes.
  • C Formar indivíduos preparados para suprir as necessidades do mercado de trabalho .
  • D Tornar o acesso ao conhecimento mais democrático e promover o desenvolvimento ético, moral e intelectual dos estudantes.

Os problemas de aprendizagem são transtornos que geram dificuldades por meio de uma desorganização que dificulta o desenvolvimento físico, psíquico, intelectual e social de um indivíduo, sendo o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade - TDAH um dos mais detectados no meio escolar. Qual dos itens abaixo cita um comportamento que NÃO é indicativo deste transtorno?

  • A Agressividade.
  • B Apatia.
  • C Inquietação.
  • D Ansiedade.

De acordo com a Lei Orgânica do município de São José do Cedro/SC, o ensino é livre à iniciativa privada, desde que sejam atendidas as seguintes condições:


I. Cumprimento das normas gerais da educação nacional.

II. Oferta de bolsas de estudo para alunos da rede pública.

III. Autorização e avaliação de sua qualidade pelos órgãos competentes.

IV. Divisão de lucros com as entidades de ensino público.


Analisando os itens acima podemos afirmar que:

  • A Os itens I e II não fazem parte desta lei.
  • B Os itens II e III não fazem parte desta lei.
  • C Os itens III e IV não fazem parte desta lei.
  • D Os itens II e IV não fazem parte desta lei.

O Plano Nacional de Educação - PNE estabelece 10 diretrizes para melhorar a educação no período de sua vigência, que vai de 2014 a 2024. Entre estas diretrizes consta a promoção do princípio da gestão democrática da educação pública, que pode ser definida como:

  • A Democratização da administração pedagógica da escola, delegando a definição de ações educativas aos mais variados segmentos da comunidade escolar.
  • B Processo de gestão baseado na participação de todos os segmentos da comunidade escolar, incluindo pais, responsáveis e sociedade em geral.
  • C Processo de administração financeira de uma unidade de ensino com a participação da comunidade escolar.
  • D Gestão centralizada na figura do diretor.