Questões de Concursos para Professor - Enfermagem

Limpar Busca
Assinale a alternativa CORRETA. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases (BRASIL, 2017) a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, dispõe no Art. 36 que: “O currículo do ensino médio será composto pela Base Nacional Comum Curricular e por itinerários formativos, que deverão ser organizados por meio da oferta de diferentes arranjos curriculares, conforme a relevância para o contexto local e a possibilidade dos sistemas de ensino, a saber”:
  • A I - linguagens e suas tecnologias; II - matemática e suas tecnologias; III - ciências da natureza e suas tecnologias; IV - ciências humanas e sociais aplicadas; V - formação técnica e profissional.
  • B I - linguagens e matemática; II - inglês e espanhol; III - tecnologia e informação; IV - ciências exatas e humanas.
  • C I - formação técnica; II - formação matemática; III - formação tecnológica IV - formação científica; V - formação profissional.
  • D I - preparação para o trabalho; II - preparação para linguagens e suas tecnologias; III - preparação para matemática e ciências; IV - estudos das ciências humanas.
  • E I - habilitação em linguagens; II - habilitação em matemática; habilitação nas tecnologias; III - preparação para as ciências da natureza; IV - especialização nas ciências humanas e sociais aplicadas; V - formação técnica e profissional.
A Resolução nº 50/2017, estabelece as normas de avaliação dos processos de ensino-aprendizagem no âmbito do IFPR. Sobre o tema, assinale a alternativa CORRETA:
  • A O processo de ensino-aprendizagem deve ser organizado a partir dos conhecimentos informais, prescritos no currículo, e dos formais, oriundos da prática social.
  • B Aos docentes cabe realizar a mediação entre o conhecimento prévio dos estudantes e o sistematizado, propiciando formas de apropriação e/ou construção dos saberes em suas múltiplas dimensões.
  • C O processo de avaliação dispensa a autoavaliação por parte dos estudantes, dos docentes e da instituição.
  • D A resenha e os portfólios não integram a avaliação do processo ensino-aprendizagem.
  • E A recuperação de estudos como parte do processo ensino-aprendizagem é facultativa.
A Política Nacional de Humanização (PNH) existe desde 2003 para efetivar os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) no cotidiano das práticas de atenção e gestão, qualificando a saúde pública no Brasil e incentivando trocas solidárias entre gestores, trabalhadores e usuários. A PNH deve se fazer presente e estar inserida em todas as políticas e programas do SUS. Promover a comunicação entre estes três grupos pode provocar uma série de debates em direção a mudanças que proporcionem melhor forma de cuidar e novas formas de organizar o trabalho. Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as Diretrizes do HumanizaSUS:
I - Acolhimento: reconhecer o que o outro traz como legítima e singular necessidade de saúde. O acolhimento deve comparecer e sustentar a relação entre equipes/serviços e usuários/populações. II - Ambiência: criar espaços saudáveis, acolhedores e confortáveis, que respeitem a privacidade, propiciem mudanças no processo de trabalho e sejam lugares de encontro entre as pessoas. III - Clínica ampliada e compartilhada: uma ferramenta teórica e prática cuja finalidade é contribuir para uma abordagem clínica do adoecimento e do sofrimento, que considere a singularidade do sujeito e a complexidade do processo saúde/doença. IV - Valorização do trabalhador: é importante dar visibilidade à experiência dos trabalhadores e incluí-los na tomada de decisão, apostando na sua capacidade de analisar, definir e qualificar os processos de trabalho. V - Defesa dos direitos dos usuários: os serviços de saúde devem incentivar o conhecimento desses direitos e assegurar que eles sejam cumpridos em todas as fases do cuidado, desde a recepção até a alta.
  • A Apenas as afirmativas I e V.
  • B Apenas as afirmativas II e V.
  • C Apenas as afirmativas III, IV e V.
  • D Apenas as afirmativas I, III, IV e V.
  • E I, II, III, IV e V.
Assinale a alternativa CORRETA. A Lei de Diretrizes e Bases (BRASIL, 2017), dispõe no Art. 38-B que “A educação profissional técnica de nível médio será desenvolvida nas seguintes formas”:
  • A I - articulada com o ensino básico; II - articulada com o ensino médio.
  • B I - articulada com o ensino médio; II - subsequente, em cursos destinados a quem já tenha concluído o ensino médio.
  • C I - articulada com o ensino fundamental; II - articulada com o ensino médio; III- articulada com o ensino superior.
  • D I - articulada com o subsequente, II - articulada com os cursos destinados a quem já tenha concluído o ensino superior.
  • E I - articulada com o ensino superior; II - subsequente e pós médio.
Sobre os critérios para progressão funcional por desempenho acadêmico e da Retribuição Salarial por Titulação dos docentes da Carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Paraná (Resolução IFPR 02/2009). Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as CORRETAS:
I - A progressão funcional por desempenho acadêmico de um para outro nível será requerida, após o cumprimento do interstício mínimo 18 (dezoito) meses para cada nível pleiteado. II - A contagem de pontos é vinculada, exclusivamente, à produção do docente no Instituto Federal durante interstício, a partir da última progressão funcional por desempenho acadêmico. III - Para a obtenção da Retribuição Salarial por titulação, independentemente do interstício, no caso de mestrado ou doutorado, o docente deverá depositar 1 (um) exemplar da Tese de Doutorado ou Dissertação de Mestrado junto à Biblioteca do Campus onde atua. IV - A progressão funcional por desempenho acadêmico dar-se-á, de uma para outra classe da carreira do magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico.
  • A Apenas as afirmativas I, III e IV.
  • B Apenas as afirmativas I, II e III.
  • C Apenas a afirmativa III.
  • D Apenas as afirmativas I, II e IV.
  • E I, II, III e IV.