Questões comentadas de Concursos para Professor - Educação Infantil Página 122

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O termo sublinhado corresponde sintaticamente a um objeto direto na frase:
  • A “Ford Mustang será o único muscle a combustão e terá versão GT3 de pista” (Quatro Rodas, 03/2023).
  • BPingente encontrado na Dinamarca é referência mais antiga ao deus Odin” (Superinteressante, 03/2023).
  • C Filho realiza o sonho da mãe com festa de debutante aos 69 anos [...]” (Marie Claire, 03/2023).
  • D Em zoo nos EUA, tartaruga de 90 anos se torna pai pela primeira vez” (Galileu, 03/2023).
  • E “Anitta aposta em look transparente para festão de aniversário” (Caras, 03/2023).
Leia o trecho apresentado a seguir.
        “Uma pessoa deitada em papelão com uma garrafa de vinho ao lado nos alerta, a olho nu, sobre os estragos físicos e sociais do álcool.         Porém, é muito mais difícil descobrir o dano invisível e que, no entanto, faz parte da cadeia causal que leva a esta situação: o estrago que o álcool inflige ao cérebro.         A maioria das pessoas poderia descrever rapidamente os efeitos agudos do álcool: falta de coordenação, desinibição, impulsividade... Mas poucas sabem sobre as consequências crônicas desse consumo, que respondem ao efeito neurotóxico do álcool no cérebro.         Estudos neuropsicológicos e de neuroimagem mostram que três redes neurais são particularmente vulneráveis: a rede frontocerebelar, que controla o equilíbrio; o frontolímbico, envolvido na memória, na motivação e na autoconsciência; e o frontoestriado, responsável pela regulação emocional, inibição, flexibilidade cognitiva e gerenciamento de recompensas.”
VARELA, Montserrat Corral. Como o álcool prejudica o cérebro. BBC Brasil, 23 de março de 2023. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/articles/czvw49z0ly2o. Acesso em: 25 mar. 2023.
Por “efeitos agudos” e “consequências crônicas” do álcool, nesta ordem, entende-se, a partir do texto apresentado, que há 
  • A problemas causados pelo uso de álcool que são momentâneos, e outros que são de longo prazo.
  • B tipos de álcool que causam efeitos momentâneos, e outros que geram efeitos duradouros.
  • C regiões do cérebro que atuam incessantemente, e outras que não são ativadas quando se bebe álcool.
  • D pessoas que gostam de álcool de efeito momentâneo, e outras que apreciam álcool de efeito duradouro.
  • E pessoas que vão para as ruas devido aos efeitos do álcool, e outras que permanecem em casa.

Leia as seguintes afirmações.


São razões que levam os educadores a recorrerem às atividades lúdicas e a utilizá-las como um recurso no processo de ensino aprendizagem: 


I. As atividades lúdicas correspondem a um impulso natural da criança e, neste sentido, satisfazem uma necessidade interior, pois o ser humano apresenta uma tendência lúdica.

II. O lúdico apresenta dois elementos que o caracterizam: o prazer e o esforço espontâneo. Ele é considerado prazeroso, devido a sua capacidade de absorver o indivíduo de forma intensa e total, criando um clima de entusiasmo. Em virtude desta atmosfera de prazer dentro da qual se desenrola, a ludicidade é portadora de um interesse intrínseco, canalizando as energias no sentido de um esforço total para consecução de seu objetivo. Portanto, as atividades lúdicas são excitantes, mas também requerem um esforço voluntário;

III. As situações lúdicas mobilizam esquemas mentais. Sendo uma atividade física e mental, a ludicidade aciona e ativa as funções psico-neurológicas e as operações mentais, estimulando o pensamento.


Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S). 

  • A I.
  • B II.
  • C I – II – III.
  • D I – III.
  • E II – III.
Assinale a opção que apresenta o grupo de vocábulos que recebe acento gráfico pelo fato de ser composto por palavras proparoxítonas 
  • A cefaleia | boia | moreia | sequoia
  • B caçula | rubrica | sapato | cerveja
  • C lucido | classico | clerigo | subito
  • D sambaqui | sagui | urubu | anu
  • E gnu | nu | meu | tu
Para orientar as unidades de Educação Infantil a planejarem seu cotidiano, as Diretrizes apontam um conjunto de princípios que fundamentam a prática e que devem orientar o trabalho nas instituições. São eles: Princípios éticos, Princípios políticos e Princípios estéticos. Para a concretização dos princípios políticos apontados, a instituição de Educação Infantil deve trilhar o caminho de educar para a cidadania, analisando suas práticas educativas de modo a 
  • A depreciar as produções individuais e coletivas e ignorar a conquista pelas crianças de autonomia na escolha de brincadeiras e de atividades e para a realização de cuidados pessoais diários.
  • B mitigar as possibilidades de aprendizado e de compreensão de mundo e de si próprias trazidas por diferentes tradições culturais, desconstruir atitudes de respeito e solidariedade, enfraquecendo a autoestima e os vínculos afetivos de todas as crianças.
  • C organizar um cotidiano de situações conflituosas, que desafiem o que cada criança e seu grupo de crianças já sabem, ameaçando sua autoestima e promovendo competitividade e diminuindo as possibilidades da criança de cuidar e ser cuidada, de se expressar, comunicar e criar, de organizar pensamentos e ideias, de conviver, brincar e trabalhar em grupo, de ter iniciativa e buscar soluções para os problemas e conflitos que se apresentam às mais diferentes idades.
  • D promover a formação participativa e crítica das crianças, criar contextos que permitam às crianças a expressão de sentimentos, ideias, questionamentos, comprometidos com a busca do bem-estar coletivo e individual, com a preocupação com o outro e com a coletividade, criar condições para que a criança aprenda a opinar e a considerar os sentimentos e a opinião dos outros sobre um acontecimento, uma reação afetiva, uma ideia, um conflito e garantir uma experiência bem sucedida de aprendizagem, sem discriminação.
  • E dificultar às crianças apropriar-se de diferentes linguagens e saberes que circulam em nossa sociedade, selecionados pelo valor formativo que possuem em relação aos objetivos definidos em seu projeto político pedagógico.