Questões de Concursos para Professor - Educação em Creche

Limpar Busca

Nas passagens – … que pode ficar longe da moradia ou do emprego, favorecendo a evasão (3o parágrafo) – e – A adoção se fez de maneira paulatina… (6o parágrafo) –, os termos destacados são antônimos, respectivamente, de:

  • A limitando; agressiva.
  • B intensificando; lenta.
  • C coibindo; gradativa.
  • D prejudicando; rápida.
  • E facilitando; célere.

Todas as manhãs, uma pessoa faz caminhada em uma pista que tem o formato de triângulo retângulo, cujos trechos associados aos catetos desse triângulo medem 500 m e 1200 m. Cada volta completa nessa pista corresponde a uma caminhada de

  • A 3,0 km.
  • B 3,5 km.
  • C 4,0 km.
  • D 4,5 km.
  • E 5,0 km.

Caroline está cursando Pedagogia e, em uma de suas aulas na faculdade, o professor explicava a teoria de Vygotsky denominada Zona de desenvolvimento proximal (ZDP). Para o referido estudo, o docente indicou a obra de César Coll (1999), porque nela é possível aprender que “A criação de ZDP em aula pressupõe um relacionamento ______ e ______ entre o que os alunos ______ e aquilo que ______ ”.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto.

  • A imutável … firme … aprenderam propositalmente … ainda vão aprender
  • B variável … ininterrupto … precisam aprender … já aprenderam
  • C permanente … descontínuo … já sabem … ainda precisam saber
  • D constante … contínuo … sabem previamente … têm de aprender
  • E momentâneo … intermitente … ainda não sabem … têm de aprender

De acordo com Barbosa e Horn (2008), apesar de partirem de situações significativas e concretas da vida das crianças, os projetos devem

  • A ajudá-las a afastarem-se dessas situações, sendo que as especificidades e particularidades nas quais estão imersas em sua vida cotidiana deverão dar lugar à busca de integração em uma nova comunidade e de um outro tipo.
  • B fazê-las imergirem em estudos teóricos com conteúdos atuais, visto que tais conteúdos ajudam as crianças pequenas a construírem sua identidade, a partir conhecimentos adquiridos durante a troca de informações com o grupo.
  • C proporcionar um trabalho pedagógico organizando situações na quais as crianças pequenas levantam propostas para solucionar determinado problema social, de forma que não haja confronto de ideias e conflitos desnecessários.
  • D articular a problemática do tema com os objetivos gerais previstos para o ano letivo no Projeto Pedagógico, realizando uma previsão dos conteúdos que podem vir a ser trabalhados e pensados individualmente por cada docente.
  • E evidenciar um novo modo de educar as novas gerações, de forma a construir significados para o desenvolvimento e experiências das crianças, passando de uma perspectiva de aprendizagem multidimensional para uma racional.

Assinale a alternativa que atende à norma-padrão de pontuação.

  • A A rede estadual de ensino médio de Pernambuco, alcançou a terceira posição no ranking de desempenho de alunos em provas padronizadas.
  • B A proporção dos alunos, com carga de sete horas diárias em São Paulo encontra-se em 6%, menos do que o previsto, pelo Plano Nacional de Educação.
  • C Em Pernambuco, 57% das matrículas no ensino médio são em período integral; em São Paulo esse índice está ainda, distante do previsto, para 2024.
  • D A rede estadual de ensino médio de Pernambuco – onde a implementação do período integral foi bem-sucedida – introduziu, o novo sistema, paulatinamente.
  • E O sistema de período integral implica acabar com o período noturno; muitos alunos, por sua vez, precisam trabalhar, e outra escola pode ficar longe.