Questões de Concursos para Professor - Língua Portuguesa

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O domínio da língua, oral e escrita, é fundamental para a participação social efetiva, pois é por meio dela que o homem se comunica, tem acesso à informação, expressa e defende pontos de vista, partilha ou constrói visões de mundo, produz conhecimento. Por isso, ao ensiná-la, a escola tem a responsabilidade de garantir a todos os seus alunos o acesso aos saberes linguísticos, necessários para o exercício da cidadania, direito inalienável de todos. É com essa perspectiva que o documento de Língua Portuguesa está organizado, de modo a servir de referência, de fonte de consulta e de objeto para ___________________. (https://cptstatic.s3.amazonaws.com/pdf/cpt/pcn/ volume-02-lingua-portuguesa.pdf) - (P.11)
Sobre a "Língua Portuguesa no contexto dos Parâmetros Curriculares Nacionais", marque a alternativa com a expressão que completa coerentemente a lacuna no enunciado.

  • A "A Construção da Cidadania"
  • B "Entender a diferença entre oralidade e escrita".
  • C "Reflexão e debate".
  • D "Estudos linguísticos".

O Plano Nacional de Educação - PNE estabelece 10 diretrizes para melhorar a educação no período de sua vigência, que vai de 2014 a 2024. Entre estas diretrizes consta a promoção do princípio da gestão democrática da educação pública, que pode ser definida como:

  • A Democratização da administração pedagógica da escola, delegando a definição de ações educativas aos mais variados segmentos da comunidade escolar.
  • B Processo de administração financeira de uma unidade de ensino com a participação da comunidade escolar.
  • C Processo de gestão baseado na participação de todos os segmentos da comunidade escolar, incluindo pais, responsáveis e sociedade em geral.
  • D Gestão centralizada na figura do diretor.

De acordo com a Lei Orgânica do município de São José do Cedro/SC, o ensino é livre à iniciativa privada, desde que sejam atendidas as seguintes condições:
I.Cumprimento das normas gerais da educação nacional. II.Oferta de bolsas de estudo para alunos da rede pública. III.Autorização e avaliação de sua qualidade pelos órgãos competentes. IV.Divisão de lucros com as entidades de ensino público.
Analisando os itens acima podemos afirmar que:

  • A Os itens III e IV não fazem parte desta lei.
  • B Os itens II e III não fazem parte desta lei.
  • C Os itens I e II não fazem parte desta lei.
  • D Os itens II e IV não fazem parte desta lei.

A repetição da expressão: "É quase certo" identifica:

  • A Ironia.
  • B Pleonasmo.
  • C Metonímia.
  • D Anáfora.

Entre os objetivos da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva NÃO consta:

  • A Formação de professores para o atendimento educacional especializado e demais profissionais da educação para a inclusão escolar.
  • B Transversalidade da educação especial desde o ensino médio até a educação superior.
  • C Continuidade da escolarização nos níveis mais elevados do ensino.
  • D Atendimento educacional especializado.