Questões de Concursos para Professor - Música

Limpar Busca

A leitura compreensiva do texto evidencia que o principal objetivo do autor é

  • A questionar a permanência cruel de linchamentos físicos em plena era digital
  • B denunciar a estupidez humana que engendra linchamentos físicos e virtuais
  • C resguardar o linchamento virtual, em contrapartida ao físico
  • D priorizar o linchamento físico, em detrimento do virtual

“Discurso -- conversação musical --, por definição, não pode ser nunca um monólogo. Cada aluno traz consigo um domínio de compreensão musical quando chega a nossas instituições educacionais. Não os introduzimos na música; eles são bem familiarizados com ela, embora não a tenham submetido aos vários métodos de análise que pensamos ser importantes para seu desenvolvimento futuro.”

(Swanwick, Keith “Ensinando Música Musicalmente”).

Após essa afirmativa, o autor destaca o psicólogo Jerome Bruner no apontamento do que denomina se constituir em “energias naturais que sustentam a aprendizagem espontânea” da qual não podemos nos eximir de sua compreensão. São elas:

  • A curiosidade; aptidão; querer ser músico; necessidade de interagir socialmente
  • B curiosidade; querer imitar outros; aptidão; consciência de pertencimento a um grupo social
  • C curiosidade; desejo de ser competente; querer imitar outros; necessidade de interagir socialmente
  • D curiosidade; querer tomar decisões; aptidão; consciência de pertencimento a um grupo social

“Sobre a cabeça os aviões / Sob os meus pés os caminhões / Aponta contra os chapadões / Meu nariz (...)”

O trecho acima se refere à canção manifesto Tropicália, do movimento estético musical que surgiu a partir de 1967, liderado por Caetano Veloso e que tinha como proposta:

  • A um resgate do rock brasileiro
  • B uma intervenção crítico musical na cultura brasileira
  • C maior valorização da rítmica e estrutura poética do Nordeste
  • D uma adaptação dos gêneros internacionais ao nosso cancioneiro
No dicionário, o significado do substantivo patíbulo é: estrado ou lugar onde os condenados sofrem a pena capital (forca, guilhotina, decapitação). Percebe-se, portanto, que o emprego da palavra no texto situa-se no nível da conotação. Porém, NÃO há conotação em:
  • A A multidão mergulhou sobre ele.
  • B Lembro-me de estar inteiro, de coração, numa angústia enorme
  • C era difícil explicar a jornalistas europeus a acusação de que teria ofendido um intérprete de sereias
  • D este novo palco tem o poder de juntar em poucos minutos largos milhares de pessoas, todas aos gritos
De acordo com Keith Swanwick, em se tratando de dimensões da avaliação musical, professores de música necessitam ser críticos, sensíveis e articulados. Nessa perspectiva, os alunos devem:
  • A deixar somente a cargo do professor a avaliação de seu trabalho
  • B ter a oportunidade de produzir e responder à música em todas as camadas do discurso musical, qualquer que seja a atividade
  • C não exercitar verdadeiramente seus julgamentos musicais na expectativa de desenvolverem a qualidade de seus pensamentos musicais
  • D afastar do encontro a si mesmos em posição de fazer julgamentos musicais verdadeiros, de transformar e desenvolver suas próprias ideias musicais