Questões de Concursos para Professor - Artes e Educação Artística

Limpar Busca

O Brasil, que possui 12% da água doce do planeta, é um ator-chave para um acordo bem-sucedido em Paris.

Nessa referência, fica clara que a importância do Brasil nessa conferência é grande em virtude de

  • A sua expressiva disponibilidade de recursos hídricos.
  • B seu sucesso na aplicação de leis ambientais.
  • C sua situação geográfica privilegiada.
  • D sua política ambiental progressista.
  • E sua aplicação eficiente de recursos econômicos.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) propõem como um dos objetivos gerais para o ensino fundamental que os alunos sejam capazes de:

saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir conhecimentos

Assinale a opção que apresenta a atividade que foi planejada para atender a esse objetivo.

  • A Analisar, esteticamente, o poema selecionado.
  • B Revisar a sua própria produção textual.
  • C Resolver os problemas indicados, apresentando duas opções de resolução.
  • D Discutir, em grupo, os resultados das entrevistas realizadas sobre o tema de pesquisa.
  • E Expressar plasticamente os sentimentos experimentados ao assistirem à peça.
Desde 2000, o rasqueado se tornou oficialmente o símbolo rítmico de Mato Grosso. De fato, a expressão “rasqueado cuiabano” não se refere apenas a um gênero musical ou a uma dança, mas ao desenvolvimento cultural que se iniciou após a Guerra do Paraguai (1864-1870). Sobre a origem e as características do rasqueado, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. ( ) O rasqueado, a princípio, o estava restrito às classes mais populares, passando a integrar as festas religiosas e os bailes no século XX. ( ) O rasqueado, originalmente, era tocado apenas na viola de cocho, tendo absorvido mais instrumentos após a chegada dos paraguaios prisioneiros da Guerra do Paraguai. ( ) O rasqueado tem ritmo de 2/4 e andamento variado, acompanhado pelo som de palmas e ritmo batucado, com variados instrumentos de percussão, como o pandeiro, o surdo e o tamborim. As afirmativas são, respectivamente,
  • A F, V e F.
  • B F, V e V.
  • C V, F e F.
  • D V, V e F.
  • E F, F e V.
Leia o fragmento a seguir. Os PCNs estabelecem que os conteúdos em Arte devem ser articulados a partir de três eixos norteadores. O eixo _____ permite identificar os elementos expressivos e materiais que foram utilizados para uma obra de arte e a qualidade da produção artística em diferentes contextos. O eixo _____ situa o conhecimento do trabalho artístico, do outro e da arte no contexto social, histórico e cultural. O eixo _____ se refere à ação de criar e compreender os procedimentos técnicos e inventivos, de modificar e produzir novas formas nas diferentes linguagens. Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do fragmento acima.
  • A produzir – apreciar – contextualizar.
  • B apreciar – produzir – contextualizar.
  • C contextualizar – produzir – apreciar.
  • D produzir – contextualizar – apreciar.
  • E apreciar – contextualizar – produzir.

Assinale a opção que indica a frase do texto 1 que se relaciona ao problema referido nessa charge.

  • AO crescimento econômico e urbano.”
  • BO uso de recursos naturais.”
  • CA proliferação de organismos de controle do meio ambiente.”
  • DAs pressões ambientais.”
  • EA falta de capacitação profissional.