Questões de Concursos para Professor - Artes Visuais

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A Lei nº 12.772, de 28 de dezembro de 2012, no que dispôs sobre a estruturação do Plano de Carreira e Cargos de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, apresentou diversos aspectos que estão enumerados nas assertivas a seguir. Assinale (V) – verdadeiro ou (F) – falso, nas assertivas abaixo.


( ) A promoção à Classe Titular poderá ser concedida aos professores com título de doutor que sejam aprovados em processo de avaliação de desempenho, que tenham logrado aprovação de memorial, que deverá considerar as atividades de ensino, pesquisa, extensão, gestão acadêmica e produção profissional relevante, e que tenham feito defesa de tese acadêmica inédita, conforme consta nas alíneas do item IV, §3º, do art. 14, da lei 12.772/2012.
( ) O ingresso nos cargos de provimento efetivo de Professor da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico ocorrerá sempre na Classe 1, do Nível D I.
( ) O concurso para ingresso no cargo de Professor Titular – Livre do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, previsto no art. 11 da Lei nº 12.772/2012, exige diploma de graduação e dez anos de experiência ou de obtenção do título de doutor, ambos na área de conhecimento exigida no concurso.
( ) Aos servidores ocupantes de cargos da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Plano de Carreiras, na data de 1º de março de 2013, será aplicado o interstício de 18 (dezoito) meses, para a primeira promoção a ser realizada, observando os critérios de desenvolvimento na Carreira estabelecidos na Lei.
( ) O desenvolvimento na Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico ocorrerá mediante progressão funcional e promoção, sendo que a primeira ocorre entre níveis subsequentes da mesma classe e a segunda, de uma classe para a subsequente.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo.
  • A V, F, F, F, V
  • B F, F, F, F, V
  • C F, V, F, V, F
  • D V, F, V, F, F
  • E F, V, V, V, V

O mosaico foi considerado por muitos como ‘uma pintura para a eternidade’, por conta da durabilidade de seus materiais. Ao longo da história da arte essa técnica foi sendo progressivamente deixada de lado, até que na segunda metade do séc. XV, já havia sido praticamente substituída pelos afrescos. De acordo com historiadores da arte, essa técnica já era usada ao redor de 3.500 a.C., na Mesopotâmia. Foi muito popular também na Grécia Clássica e na arte romana, especialmente em Pompeia e Herculano. O apogeu dessa arte se deu no período bizantino.

Em relação ao mosaico bizantino, é CORRETO afirmar que:

  • A retratava temas seculares e batalhas, e usou da técnica do trompe l’oeil para dar perspectiva às composições.
  • B usava pequenas peças cerâmicas esmaltadas a baixa temperatura, sua temática era bastante religiosa, o vermelho era a principal cor usada nos fundos das cenas.
  • C foi utilizado principalmente no chão das edificações, sendo que era um retrato da vida cotidiana da sociedade bizantina.
  • D usava cubos de vidro brilhantes, sua temática era principalmente religiosa, fez muito uso do ouro, as peças tinham superfícies irregulares aumentando o brilho dos mosaicos.
  • E usou da técnica do trompe l’oeil para dar perspectiva às composições religiosas.

A fotografia e a arte representam respostas paralelas às suas épocas e, em geral, têm expressado a mesma visão de mundo. Grande parte do impulso veio de uma busca do Verdadeiro e do Natural

(JANSON, H. W, JANSON, A. “Iniciação à história da arte”).

Sobre a fotografia, marque (V) para Verdadeiro e (F) para Falso.

( ) A fotografia não é, de forma alguma, um meio assim tão neutro. Sejamos ou não capazes de perceber tal fato, a câmera altera as aparências e reinterpreta o mundo a nossa volta, fazendo com que o vejamos, literalmente, em novos termos.
( ) Como a xilogravura, a água forte, a gravura em cobre e a litografia, a fotografia é uma forma de impressão que depende de processos mecânicos.
( ) Depois de mais de dez anos de pesquisas químicas e mecânicas, o daguerreótipo, usando exposições positivas, foi trazido a público em 1839, dando origem à era da fotografia.
( ) A invenção da fotografia foi uma resposta aos anseios artísticos e forças históricas subjacentes ao Surrealismo.
( ) Por volta de 1800, grande parte da burguesia mandava fazer retratos seus e foi nos retratos, que a fotografia obteve sua aceitação mais imediata.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo.

  • A F, V, V, V, F.
  • B V, F, V, V, F.
  • C F, V, V, F, V.
  • D F, F, F, V, F.
  • E V, V, V, F, V

O Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC), previsto na Lei nº 12.772, de 28 de dezembro de 2012, está regulamentado de acordo com as assertivas a seguir, que devem ser assinaladas (V) para verdadeiras e (F) para as falsas.


( ) O Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) está previsto no art. 18 e visa conceder ao professor do ensino básico, técnico e tecnológico retribuição por titulação imediatamente superior a que possui.
( ) O Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) não altera a progressão e promoção já previstos na lei.
( ) O processo de Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC), a ser construído em cada Instituição Federal de Ensino alcançada, deverá seguir o ordenamento previsto na Portaria MEC nº 491, de 10 de junho de 2013, que criou o Conselho Permanente para o RSC.
( ) O Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) poderá ser utilizado para fins de equiparação de titulação e para cumprimento de requisitos para a promoção na Carreira.
( ) A Resolução CPRSC nº 01, de 20 de fevereiro de 2014, do Conselho Permanente para Reconhecimento de Saberes e Competências estabelece os pressupostos, as diretrizes e os procedimentos para a concessão de Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) aos docentes da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) e afasta a necessidade de regulamentação específica para cada instituição alcançada, pois regulamenta todo o processo avaliativo dos professores.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo.
  • A F, V, F, V, V
  • B V, F, V, F, V
  • C F, V, F, V, F
  • D V, F, F, F, V
  • E V, V, V, F, F

Termo aplicado a uma pintura (ou detalhe de uma imagem) feita com o intuito de levar o observador a pensar (ainda que apenas por um momento) que está diante de um objeto real e não de uma representação bidimensional deste.

Assinale a alternativa que apresenta o termo CORRETO para a descrição feita.

  • A Acordelado.
  • B Afresco.
  • C Marchetaria.
  • D Estuque.
  • E Trompe l’oeil.