Questões de Concursos para Professor - Artes Visuais

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Considerando os termos do Decreto nº 1.171, de 22 de junho de 1994 e suas alterações, analise as alternativas abaixo.
I. Caracteriza-se como uma das regras deontológicas mencionadas no Decreto nº 1.171/94: “A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da ideia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo”.
II. Caracteriza-se como um dos principais deveres do servidor público, conforme mencionado no Decreto nº 1.171/94: “Resistir a todas as pressões de superiores hierárquicos, de contratantes, interessados e outros que visem obter quaisquer favores, benesses ou vantagens indevidas em decorrência de ações imorais, ilegais ou aéticas e denunciá-las ao Poder Judiciário”.
III. Caracteriza-se como vedação ao servidor público, conforme o Decreto nº 1.171/94: “Permitir que perseguições, simpatias, antipatias, caprichos, paixões ou interesses de ordem pessoal interfiram no trato com o público, com os jurisdicionados administrativos ou com colegas hierarquicamente superiores ou inferiores”.
IV. Caracteriza-se como atuação da Comissão de Ética, como previsto no Decreto nº 1.171/94: “A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e advertência e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso”.
V. A Comissão de Ética constituída nos termos do Decreto nº 6.029, de 1º de fevereiro de 2007, que alterou o Decreto nº 1.171/94 será assim constituída: “Cada Comissão de Ética de que trata o Decreto nº 1.171, de 1994 será integrada por três membros titulares e três suplentes, escolhidos entre servidores e empregados do seu quadro permanente e designados pelo dirigente máximo da respectiva entidade ou órgão, para mandatos não coincidentes de três anos”.
Assinale a alternativa que contém a resposta CORRETA.

  • A Apenas as assertivas I, III e V são verdadeiras.
  • B Apenas as assertivas I e III são verdadeiras.
  • C Apenas as assertivas II, IV e V são verdadeiras.
  • D Apenas a assertiva IV é falsa.
  • E Apenas a assertiva II é verdadeira.

Relacione os seguintes artistas com as respectivas características de suas obras.

1 - Rosângela Rennó
2 - Sebastião Salgado
3 - Robert Frank
4 - Diane Arbus

( ) Cria situações de ficção e manipula a fotografia após a produção, construindo imagens em que se destacam vazios, palavras, grafias, gestos, apropriações e encenações. Outra característica de suas imagens, é que as palavras funcionam não só como verbo, mas também como elementos visuais importantes na composição.
( ) Procura fazer as pessoas refletirem sobre a situação econômica do local retratado, seja por meio do choque, ou seja, por meio da imagem nua e crua da pobreza, da dor, e da fome. Uma vez questionado em uma de suas exposições, disse: “Espero que a pessoa que entre nas minhas exposições não seja a mesma ao sair”.
( ) O meio expressivo usado em seus trabalhos é, quase sempre, a fotografia, embora se valha, por várias vezes, de texto ou vídeo. Raramente, porém, fotografa. Trabalha com fotografias obtidas em arquivos públicos e privados, como as imagens de presos do extinto Departamento de Medicina e Criminologia, pertencentes ao Museu Penitenciário.
( ) Mesmo quando fotografa pessoas aparentemente normais, transforma-as em seres estranhos e incomuns, como se fosse capaz de revelar características absurdamente íntimas de seus modelos. Suas composições não seguem regras aparentes, são imagens diretas e simples.

A ordem CORRETA, de cima para baixo, é:

  • A 3, 2, 4, 1.
  • B 3, 1, 2, 4.
  • C 4, 1, 2, 3.
  • D 3, 2, 1, 4.
  • E 4, 2, 1, 3.

Segundo Aranha (2006), a teoria do conhecimento é chamada de epistemologia e investiga as relações entre o sujeito cognoscente e o objeto. A epistemologia, por ter adquirido um caráter mais crítico e específico sobre o estudo do conhecimento científico, é também denominada de ______________________.
Escolha entre as alternativas abaixo, aquela que preenche CORRETAMENTE a lacuna.

  • A Antropologia.
  • B História do Conhecimento.
  • C Sociologia da Educação.
  • D História da Educação.
  • E Filosofia das Ciências.

A partir da obra “A Primeira Missa no Brasil” (1860), do artista catarinense Victor Meirelles de Lima, a Professora. Dra. Teresinha Franz, desenvolveu um instrumento de análise para compreensão crítica da arte. Nesse instrumento, ela relaciona diferentes níveis de compreensão (ingênuo, principiante, aprendiz e especialista) com variados âmbitos de compreensão (histórico/antropológico, estético/artístico, biográfico, crítico social e pedagógico).

Segundo essa perspectiva, é CORRETO afirmar que:

  • A Insere-se em uma concepção pós-modernista do ensino de arte, estando conectado aos demais aspectos da vida, sem limites entre arte, contexto social e cultural, em que a obra é compreendida dentro de um sistema geral de formas simbólicas a que chamamos cultura.
  • B Insere-se em uma concepção modernista do ensino de arte, em que se deve priorizar uma leitura formalista das imagens.
  • C As obras de arte são consideradas fruto de produções individuais, de artistas geniais que produzem objetos belos.
  • D Não é necessário considerar o mundo pessoal de quem aprende, seus conhecimentos, ideias prévias e preconceitos, uma vez que o objetivo é atingir o nível do especialista.
  • E Para atingir elevados níveis de compreensão, o canal privilegiado é a qualidade da experiência sensível da percepção.

Veiga (2002) destaca alguns princípios norteadores que devem fundamentar o projeto político pedagógico da escola. Considerando esses princípios, numere corretamente a coluna da esquerda de acordo com a da direita.


( ) Constitui um dos princípios consagrados pela Constituição vigente e abrange as dimensões pedagógica, administrativa e financeira.
( ) Está associado à ideia de autonomia.
( ) Esse princípio possibilita o acesso e a permanência na escola.
( ) Não pode ser privilégio de minorias econômicas e sociais.
( ) Relacionam-se às condições de trabalho e à formação inicial e continuada dos professores.
1. Gestão Democrática.
2. Qualidade.
3. Igualdade de Condições.
4. Valorização do Magistério.
5. Liberdade.

A ordem CORRETA de associação, de cima para baixo, é:
  • A 1, 5, 3, 4, 2.
  • B 3, 1, 2, 5, 4.
  • C 1, 5, 3, 2, 4.
  • D 2, 5, 1, 3, 4.
  • E 3, 4, 1, 2, 5.