Questões de Concursos para Professor - Artes e Educação Artística

Limpar Busca
Em relação à importância da arte para o desenvolvimento íntimo do pensamento de cada indivíduo John Dewey afirmou que “Toda a arte envolve órgãos físicos, como o olho e a mão, o ouvido e a voz e, no entanto, ela ultrapassa as meras competências técnicas que estes órgãos exigem. Ela envolve uma ideia, um pensamento, uma interpretação histórica e espiritual das coisas, sendo mais do que qualquer uma destas ideias por si própria. Consiste numa união entre o pensamento e o instrumento de expressão.” (Adaptado de Dewey, J. A Escola e a sociedade e A criança e o currículo. Lisboa: Relógio d’Água Editores, 2002, p. 76.) A respeito dos objetivos da avaliação em arte, com base nas propostas de J. Dewey, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. ( ) Identificar a capacidade de interpretar as linguagens artísticas quanto aos aspectos formais e aos sentidos social e cultural. ( ) Testar as competências técnicas e artísticas dos educandos nos diferentes campos artísticos. ( ) Medir a bagagem cultural absorvida pelos alunos quanto à história da arte nacional e internacional. ( ) Acompanhar o desenvolvimento da capacidade de expressão artística por meio da produção e apreciação de processos criativos. As afirmativas são, respectivamente,
  • A V, F, V e F.
  • B V, F, F e V.
  • C F, V, F e F.
  • D V, V, F e F.
  • E F, V, V e V.

E uma das principais falhas de seu vasto programa ambiental é, para a OCDE, a longa brecha entre a legislação adotada e sua implementação de fato.”

Esse segmento do texto mostra que a falha apontada deriva

  • A do longo espaço de tempo entre a elaboração da lei do programa ambiental e sua sanção.
  • B da despreocupação oficial com a aplicação prática da lei adotada.
  • C da falta da relação real entre a lei adotada e a situação brasileira.
  • D das falhas formais na elaboração da lei, que permitem brechas prejudiciais.
  • E da falta de fiscalização na implementação da lei, que permite desobediências legais.

Em uma sacola há uma bola branca, duas pretas e quatro vermelhas. Não há outras bolas na sacola além dessas que foram citadas. Retiram-se quatro bolas da urna, aleatoriamente. Sobre as bolas retiradas, é correto afirmar que

  • A todas são vermelhas.
  • B no máximo uma é vermelha.
  • C pelo menos uma é preta.
  • D pelo menos duas são da mesma cor.
  • E pelo menos duas são vermelhas.

As figuras a seguir apresentam duas obras realizadas a partir da foto do menino sírio morto em setembro de 2015.


Em sala, o docente de Artes apresentou essas obras e propôs uma reflexão sobre o tema da interação entre arte e imagens do mundo cotidiano contemporâneo.

A respeito dos objetivos dessa atividade, analise as afirmativas a seguir.

I. Ela permite a reflexão de como uma imagem é transformada em ícone e se fixa na memória coletiva.

II. A proposta visa analisar a capacidade da arte de embelezar a tragédia, tornando mais fácil assimilá-la.

III. O docente propõe identificar como a fotografia e a releitura artística da imagem humanizam experiências históricas.

Assinale:

  • A se somente a afirmativa I estiver correta.
  • B se somente a afirmativa II estiver correta.
  • C se somente a afirmativa III estiver correta.
  • D se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • E se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
“As escolas bem sucedidas no Brasil atribuem os bons resultados à mesma razão: a proposta pedagógica, construída coletivamente e concretizada em um bom planejamento. A proposta pedagógica é a identidade da escola: estabelece as diretrizes básicas e a linha de ensino e de atuação na comunidade. O planejamento é o plano de ação que, em um determinado período, vai levar a escola a atingir suas metas. Do planejamento, depois, sairão os planos de aula, adaptados ao cotidiano em classe.” (Adaptado de http://revistaescola.abril.com.br/formacao/proposta-pedagogicaplanejamento-bases-sucesso-escolar-424816.shtml) As afirmativas a seguir identificam corretamente ações para que o planejamento de aula seja eficaz, à exceção de uma. Assinale-a.
  • A Programar atividades com níveis progressivos de complexidade para que os alunos fixem os modelos de cada movimento artístico.
  • B Operacionalizar em sala os conteúdos fundamentais para a escola e a comunidade em que esta se insere.
  • C Garantir o domínio das linguagens e conteúdos próprios de arte e a articulação com as demais áreas de conhecimento.
  • D Implementar a proposta pedagógica da escola em ações cotidianas, em sintonia com os PCNs.
  • E Avaliar se a aprendizagem foi eficaz, provocando mudanças de comportamento na vida escolar, por exemplo.