Questões de Concursos para Professor - 1 ao 5 Ano Ensino Fundamental

Limpar Busca
De acordo com as novas tecnologias e as novas formas de aprender é INCORRETO afirmar que o(a)(as)
  • A novas tecnologias exigem mudanças na postura do educador, para que ele consiga fazer bom uso de ferramentas, redes telemáticas e conexão entre instituições e alunos no desenvolvimento do conhecimento.
  • B novas tecnologias possibilitam novas formas de acesso às informações e de constituição de saberes. Como exemplo disso temos as bibliotecas digitais, os museus virtuais, e os cursos a distância que interligam pessoas e espaços virtuais através de recursos tecnológicos.
  • C formação de professores para a apropriação das novas tecnologias não precisa ser privilegiada pelas políticas públicas, pois a utilização de novas metodologias tecnológicas não influi na mudança pedagógica e na aprendizagem escolar.
  • D trabalho com novas tecnologias pode produzir mudanças na atuação do professor e na capacitação dos alunos na busca por acesso e confrontação de diversos tipos de fontes informativas.
  • E utilização de novas tecnologias pode melhorar o ambiente de criação, experiências e avaliação do ensino, tornando os processos formativos mais estimulantes e participativos.

Preencha as lacunas, numerando-as de acordo com a tabela a seguir. (Todos estão escritos com o p minúsculo)


I. porque

II. por que

III. porquê

IV. por quê


( ) Tu não trabalhas _______?

( ) O sofrimento _______ passei me deu coragem.

( ) ________ era jocoso, riam dele.

( ) Ele não trabalha ________ não quer.

( ) Quero saber o _________ da tua raiva.

( ) ________ não trabalhas?


Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.

  • A IV – II – I – I – III – II.
  • B I – II – III – IV – IV – II.
  • C IV – III – II – II – I – I.
  • D I – II – III – IV – I – II.
  • E III – IV – II – II – I – III.
A Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o Clima, ou COP, é o foro internacional onde as partes envolvidas com o tema se reúnem para discutir o que já foi feito e os próximos passos em torno dos compromissos firmados. O mais importante deles, o Acordo de Paris, foi aprovado em 2015 por 195 países e tem como objetivo central impedir que a temperatura média no mundo aumente mais do que 2 graus Celsius. O COP25, que aconteceu em dezembro de 2019, foi liderado por três mulheres. Uma delas é Patrícia Espinosa, chefe da ONU em assuntos relacionados ao clima. Com base nas informações apresentadas, marque a alternativa que indica o país que foi a sede da COP25.
  • A Espanha.
  • B Alemanha.
  • C Portugal.
  • D Rússia.
  • E Itália.
Analise as sentenças a seguir sobre as ideias de Paulo Freire para a educação brasileira e marque (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.

( ) Na Pedagogia de Paulo Freire, o foco está centrado na humanização e na emancipação, e suas contribuições alcançaram diversas áreas como a alfabetização de adultos, a gestão democrática e os saberes da docência universitária.
( ) O método de alfabetização de Paulo Freire pode ser considerado como um método tradicional, tendo em vista a utilização de cartilhas e de palavras geradoras que não apresentavam conexão com a realidade social dos discentes.
( ) Paulo Freire foi um educador reconhecido por suas ideias apenas no Brasil, especialmente na Região Nordeste, pois a sua formação de cunho marxista, suas formulações pedagógicas foram consideradas subversivas e não obtiveram grande alcance.
( ) A Pedagogia Freiriana contribui para uma unificação entre o “saber” e o “saber ensinar”, de modo que se ampliou uma reflexão sobre os saberes docentes, sem desprezar a relevância do protagonismo discente.


Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.
  • A V – V – V – F.
  • B V – F – F – F.
  • C F – V – F – V.
  • D V – F – F – V.
  • E V – V – F – F.
A dimensão da didática independe de nível, modalidade e área de ensino, ou seja, deve estar presente em todo o processo de ensino e aprendizagem do contexto educacional, cabendo ao educador assumir o compromisso com a mesma. Assinale a alternativa INCORRETA sobre a compreensão da didática como teoria e prática do ensino.
  • A É objeto de estudo da didática, o processo de ensino-aprendizagem.
  • B A didática deve se opor a prescrições, mas considerar uma intervenção pedagógica voltada para o alcance do desenvolvimento cognitivo e afetivo do aluno.
  • C A didática deve relacionar as dimensões técnica, humana e política em seu campo de estudo.
  • D É possível compreender a didática por conjunto de teorias que direcionam a ação do professor.
  • E É imprescindível a relação da didática com o ensino e os resultados cognoscitivos.