Questões de Concursos para Médico do Adolescente

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Se os vocábulos “dúvida” (l. 17) e “esclarecimento” (l. 18) estivessem no plural, quantas outras alterações seriam necessárias para a manutenção da concordância na frase em questão?

  • A Cinco.
  • B Quatro.
  • C Três.
  • D Duas.
  • E Uma.

A respeito da qualidade assistencial e da segurança do paciente, sobre erros diagnósticos ou erros de medicação, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A Os erros diagnósticos de natureza cognitiva envolvem vieses e heurística falha durante a tomada de decisão médica.
  • B A heurística de representatividade é um erro cognitivo baseado em um diagnóstico de fechamento precoce, estabelecido no início do processo diagnóstico, apesar dos dados que rejeitam esse diagnóstico ou sustentam outro diagnóstico.
  • C A utilização do teorema de Bayes considera as probabilidades pré-teste e pós-teste, e contribui para evitar o fechamento precoce de um diagnóstico, baseado no resultado de um único teste.
  • D O erro de medicação é uma falha no processo de tratamento que acarreta ou tem o potencial de acarretar prejuízo ao paciente.
  • E Os erros de medicação podem decorrer do uso de abreviações e da escrita ilegível feitos pelos médicos e suas probabilidades podem aumentar devido à polifarmácia.

Em relação ao trabalho juvenil, analise as assertivas abaixo:
I. O adolescente que desejar trabalhar poderá fazê-lo em qualquer atividade desde que tenha mais de 16 anos, a atividade seja registrada em sua Carteira de Trabalho sob as regulamentações da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e não seja noturno. II. Qualquer diagnóstico de doença que for relacionado com atividade laboral de um adolescente é uma patologia que deve ser notificada no SINAN (Sistema Nacional de Agravos de Notificação). III. O Decreto nº 6.481/2008 trata da proibição das piores formas de trabalho infantil e da ação imediata para sua eliminação, regulamentando os artigos 3º e 4º, da Convenção 182 da Organização Internacional do Trabalho. IV. O trabalho doméstico, muito comum em nosso país, pode ser realizado por adolescentes, desde que ele/ela tenha entre 16 e 18 anos, esteja registrado em Carteira de Trabalho sob as regulamentações da CLT e não seja noturno.
Quais estão INCORRETAS?

  • A Apenas I.
  • B Apenas IV.
  • C Apenas I e IV.
  • D Apenas II e III.
  • E Apenas II e IV.

Preciso criar uma borda de parágrafo diferente do lado direito e na parte de baixo de um parágrafo. Para fazer isso, devo:

  • A Clicar na Guia Inserir, depois em Tabela e criar as bordas necessárias.
  • B Na Guia Página Inicial, ir no grupo Parágrafo, clicar no botão Bordas e depois em Bordas e Sombreamentos.
  • C Clicar em Design e selecionar o botão Bordas de Página.
  • D Habilitar o Modo Estrutura de Tópicos para visualizar as bordas diferentes.
  • E Na Guia Página Inicial, ir no grupo Parágrafo, clicar no botão Bordas e depois em Desenhar Tabela.

Analise as seguintes associações entre as alterações eletrocardiográficas, suas características ou critérios e as respectivas patologias:
I. Um dos critérios para o Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) é o supradesnivelamento do segmento ST em duas ou mais derivações anatomicamente contíguas, podendo o eletrocardiograma estar normal nos estágios mais precoces desse evento. Ocorrem três estágios durante o infarto: apiculamento seguido de inversão da onda T, elevação do segmento ST e aparecimento de novas ondas Q. II. Sobrecarga ventricular direita: pode-se perceber um desvio do eixo à direita maior ou igual a 110º, onda R dominante em V1 e onda R em V1 maior ou igual a 7 mm, associada à hipertensão pulmonar primária ou secundária. III. Sobrecarga ventricular esquerda: um dos critérios é a amplitude da onda S em V1 ou V2 mais a amplitude da onda R em V5 ou V6 maior ou igual a 25 mm. Outro critério é onda R em D1 mais a onda S em D3 acima de 15 mm, ambos os critérios podem estar associados à ocorrência de hipertensão arterial sistêmica.
Quais estão corretas?

  • A Apenas I.
  • B Apenas III.
  • C Apenas I e II.
  • D Apenas II e III.
  • E I, II e III.