Questões de Concursos para Educador Físico

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Diversas ações e instrumentos são desenvolvidos para que o atendimento integral dentro de uma Estratégia de Saúde da Família, à um paciente ou família, seja realizado, entre eles podemos citar o Projeto Terapêutico Singular (PTS). Sobre o PTS, analise as assertivas e em seguida marque a opção correta.


I. O PTS consiste em um conjunto de propostas de condutas terapêuticas articuladas, individual ou coletiva gerada pelo resultado da discussão da equipe multidisciplinar, ao qual o profissional de Educação Física pode fazer parte ou não;

II. O profissional de Educação Física pode propor um PTS visando utilizar a prática de exercício físico como intervenção e avalições complementares como processos avaliativos para ver a progressão de um paciente ou grupo;

III. Pelo o fato do profissional de Educação Física não estar vinculado a atenção primária, não consegue se articular com a equipe multidisciplinar para ações dentro de um PTS;

IV. É necessário, para realização do PTS, que o profissional de Educação Física assim como os demais membros da equipe de saúde entenda sua importância e aplicabilidade bem como o seu papel dentro da equipe e se comprometam com sua execução;

V. A elaboração do PTS é composta por apenas 2 momentos, definição de metas de curto, médio e longo prazo e a divisão de responsabilidades de cada membro da equipe de acordo com o que está apto a exercer.

  • A Apenas I, III e IV estão corretas;
  • B Apenas I, II e V estão corretas;
  • C Apenas III, IV e V estão corretas;
  • D Apenas III e V estão corretas;
  • E Apenas I, II e IV estão corretas.
Estima-se que de 15 a 20% dos recém-nascidos em todo o mundo apresentem Baixo Peso ao nascer (BP), o que representaria mais de 20 milhões de nascimentos por ano (MOREIRA; SOUSA; SARNO, 2018). Prematuros de BP e de Muito Baixo Peso (MBP) são considerados risco biológicos para atraso global do desenvolvimento (ROSS et al., 2016). Lembrando que esse desenvolvimento infantil é baseado em domínios de funções relacionados aos aspectos motores, cognitivos e linguístico, influenciados por fatores biológicos, psicossociais e ambientais. A respeito disso, é CORRETO afirmar que:
  • A O comportamento motor favorece as experiências da criança para agir e interagir, proporcionando oportunidades concretas para viabilizar seu repertório e favorecer o desenvolvimento das áreas perceptivas, cognitivas, linguísticas, adaptativas e sociais.
  • B Identificar precocemente fatores de risco, gerando prognósticos para o neurodesenvolvimento não determina na elaboração de estratégias para prevenção de um desenvolvimento deficiente.
  • C São considerados recém-nascidos com Muito Peso ao Nascer, bebês cujo o peso é inferior a 2.500g;
  • D Esses domínios são totalmente independentes um do outro, não gerando influencia e nem sendo influenciado pelos demais;
  • E Crianças que nascem prematuras podem apresentar atraso nos diferentes domínios do desenvolvimento, porém não tem evidências científicas em relação ao domínio motor.
Com o propósito de apoio a consolidação da Atenção Primária à Saúde/Estratégia da Saúde da Família (APS/ESF), o Ministério da Saúde criou os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), na busca de ampliar a abrangência, a resolubilidade, a territorialização, a regionalização e a ampliação das ações da Atenção Básica no cuidado em Saúde. Além disso é formado por uma equipe de profissionais de áreas distintas, incluindo os profissionais de Educação Física. Nesse sentido aponte qual das alternativas corresponde com as competências esperadas para os profissionais de Educação Física em sua atuação nesses núcleos.
  • A O Educador Físico deve compreender aspectos fisiológicos para que seja explicado aos usuários quais adaptações acontecem nos corpos durante a prática de exercício físico, não sendo necessário se preocupar com as contraindicações que as mesmas podem apresentar;
  • B O Educador Físico não precisa estabelecer vínculo com a comunidade ao qual o núcleo atenderá;
  • C O profissional de Educação Física deve compreender que os aspectos relacionados as necessidades de saúde dos usuários, independem de fatores socioeconômicos e culturais;
  • D O profissional de Educação Física deve compreender e acolher os pacientes de forma humanizada, respeitando as diferentes interpessoais;
  • E O profissional de Educação Física deve atuar de forma individual frente a equipe, visto que suas demandas na área são exclusivamente voltadas para estimular a população à praticar exercício físico e prevenir doenças por meio disso.
De acordo com as Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial (2020), a Hipertensão Arterial (HA) é uma Doença Crônica não Transmissível (DCNT) definida por níveis pressóricos, em que os benefícios do tratamento superam os riscos. Trata-se de uma condição multifatorial, que depende de fatores genéticos/epigenéticos, ambientais e sociais, caracterizada por elevação persistente da pressão arterial (PA). No tratamento da HA a atividade física (AF), exercício físico (EF) e comportamento sedentário (CS) vem se mostrando eficazes como tratamento não farmacológico. A respeito disso é INCORRETO afirmar:
  • A O comportamento sedentário refere-se ao tempo gasto em atividades de baixo dispêndio energético (≤ 1,5 MET), como aquelas executadas na posição sentada, reclinada ou deitada (assistindo TV, utilizando computador, jogar videogame e/ou trabalhar);
  • B O treinamento aeróbico possui comprovado efeito reduzindo a PA de consultório e ambulatorial;
  • C O treinamento resistido dinâmico e isométrico de handgrip (preensão manual) reduzem a PA de consultório, mas não já evidências de diminuição da PA ambulatorial;
  • D Indivíduos hipertensos com comorbidades, sintomas ou que prendem fazer atividades de alta intensidade ou competitivas devem se submeter à avaliação média prévia;
  • E A sessão de treinamento não deve ser realizada se a PA estiver acima 120/80 mmHg, e recomenda-se medir a PA durante o exercício aeróbico em hipertensos hiperreativos e diminuir a intensidade se ela estiver acima de 120/80 mmHg.

Com a constituição Federal de 1988, um grande passo foi dado na garantia de proteção à infância e adolescência, onde, em seu artigo 227, as crianças e adolescentes deixavam de ser propriedades dos pais e passavam a ser sujeitos de direitos. Com a implantação do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), a concepção da atenção a crianças e adolescentes avença exigindo prioridade absoluta por parte da família, da sociedade e do Estado, para as necessidades delas. Com isso o profissional de Educação Física, juntamente com a equipe, deverá propor e discutir (analise as assertivas e aponte a alternativa correta):


I. Ações de promoção da saúde integral da criança;

II. Promoção, proteção e incentivo ao aleitamento materno;

III. Prevenção da Violência;

IV. Promoção da Cultura de paz;

V. Ações comunitárias no território;

  • A Somente as afirmativas I e II estão corretas.
  • B Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas.
  • C Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.
  • D Somente as afirmativas I e IV estão corretas.
  • E Todas as afirmativas estão corretas.