Questões comentadas de Concursos para Comprador

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“DA MESMA FORMA QUE, um século atrás, a arte dramática descobriu o potencial do cinema, levando o teatro ao mundo inteiro e com uma linguagem que rompia os limites do palco.”
A expressão conjuntiva pode ser substituída, sem prejuízo de significado original, pela conjunção:

  • A CONQUANTO, um século atrás, a arte dramática descobriu o potencial do cinema, levando o teatro ao mundo inteiro e com uma linguagem que rompia os limites do palco
  • B CONSOANTE, um século atrás, a arte dramática descobriu o potencial do cinema, levando o teatro ao mundo inteiro e com uma linguagem que rompia os limites do palco
  • C PORQUANTO, um século atrás, a arte dramática descobriu o potencial do cinema, levando o teatro ao mundo inteiro e com uma linguagem que rompia os limites do palco
  • D OUTROSSIM, um século atrás, a arte dramática descobriu o potencial do cinema, levando o teatro ao mundo inteiro e com uma linguagem que rompia os limites do palco

“Até pouco tempo atrás, as ideias de planeta e humanidade eram temas limitados a astrônomos e filósofos.”
A opção em que a passagem em destaque foi reescrita, de forma a manter o sentido original e sem ferir a gramática normativa da Língua Portuguesa, é:

  • A as ideias de planeta e humanidade eram, até pouco tempo atrás temas limitados, a astrônomos e filósofos
  • B as ideias de planeta e humanidade eram, temas, limitados a astrônomos e filósofos, até pouco tempo atrás
  • C as ideias de planeta e humanidade eram temas limitados até pouco tempo atrás, a astrônomos e filósofos
  • D as ideias de planeta e de humanidade, até pouco tempo atrás, eram temas limitados a astrônomos e filósofos

De acordo com o texto I, a proposta sobre futuro da educação no mundo é distinta das anteriores porque:

  • A mostra uma necessidade de cuidado com os caminhos da história para não influenciar o tempo social
  • B defende uma transformação do tempo histórico, de modo a captar efetivamente os problemas e as curvas sociais
  • C sinaliza uma necessária tentativa de mudança diante das questões relacionadas ao tempo vigente e à história da evolução
  • D apresenta um olhar atento em relação às modificações que a história vem promovendo em vista da passagem do tempo

“O ensino deverá tratar dos problemas QUE ameaçam a humanidade...”
A função sintática que o termo destacado exerce na oração em que está inserido é igual àquela função que a expressão destacada exerce em:

  • A “... a humanidade e as possibilidades da educação de base para CONSTRUIR O FUTURO...”
  • B “O QUINTO DESAFIO é a coerência entre o conteúdo humanista e planetário...”
  • C “Certamente que o espírito do tempo exige UM PLANO MUNDIAL...”
  • D “A educação do futuro exige que o aprendizado SEJA CONTÍNUO...”

O texto I aborda, como terceiro desafio, a velocidade do conhecimento que, nesse novo cenário, será adquirido com base em:

  • A um olhar holístico e constante, pois o estudante deverá perceber que o ensino-aprendizado é uma ferramenta capaz de abrir as oportunidades para o ingresso em uma universidade, as quais não entregarão diplomas provisórios e, sim, multidisciplinares
  • B um aprendizado permanente, já que o estudante precisará entender que o processo de ensinoaprendizado está em todos os dias, pois há uma dinamicidade na aquisição de conhecimentos, além de uma necessidade de se enxergá-los de modo multidisciplinar e não de forma fragmentada
  • C uma perspectiva que valoriza o ensino-aprendizado de forma setorizada, a fim de que haja uma organização multidisciplinar, a qual garanta a ética na educação e traga aos estudantes casos específicos para que eles apresentem soluções plausíveis, a partir do foco proporcionado por cada disciplina
  • D uma realidade estruturada com base na pesquisa, com o intuito de se evitar a obsolescência dos conhecimentos, os quais serão disseminados nos níveis superiores por docentes engajados no processo de educação funcional, a qual abre fronteiras para um ensino-aprendizado fragmentado e constante