Questões de Concursos para Auditor Conselheiro Substituto

Limpar Busca

Segundo a Constituição Federal de 1988, em regra, é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos. Todavia, o próprio texto constitucional traz algumas hipóteses como exceção a tal regra, quando houver compatibilidade de horários. Com base nisso, assinale a alternativa que traz um exemplo de possibilidade de acúmulo de cargos permitida pelo legislador.

  • A Segundo a Constituição Federal de 1988, em regra, é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos. Todavia, o próprio texto constitucional traz algumas hipóteses como exceção a tal regra, quando houver compatibilidade de horários. Com base nisso, assinale a alternativa que traz um exemplo de possibilidade de acúmulo de cargos permitida pelo legislador.
  • B Acúmulo de um cargo de Técnico em Tecnologia da Informação no Estado do Tocantins com um cargo de Médico no Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins.
  • C Acúmulo de um cargo de Enfermeiro no Hospital Geral de Palmas com um cargo de Auxiliar Administrativo na Prefeitura de Palmas.
  • D Acúmulo de um cargo de Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins com um cargo de Economista na Fundação Universidade Federal do Tocantins.
  • E Acúmulo de um cargo de Professor na Fundação Universidade Federal do Tocantins com um de Agente Administrativo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins.

Segundo a metodologia COSO-ERM – Gerenciamento de riscos corporativos – Estrutura Integrada, risco é representado pela possibilidade de que um evento ocorrerá e afetará negativamente a realização dos objetivos. Nesse sentido, o Comitê de Governança de um órgão da administração pública federal, durante o processo de mapeamento e avaliação dos riscos a nível estratégico institucional, se depara com duas situações. Na primeira constata o risco que a organização terá de enfrentar na falta de medidas que a administração possa adotar para alterar a probabilidade ou o impacto dos eventos. Na segunda situação identifica o risco que ainda permanece após a resposta da administração.
Na situação hipotética descrita, as duas espécies de risco identificadas pelo comitê são denominadas pelo COSO-ERM, respectivamente, como (assinale a alternativa correta):

  • A risco administrativo e risco administrado.
  • B risco do negócio e risco gerido.
  • C risco de mercado e risco gerido.
  • D risco de natural e risco processado.
  • E risco inerente e risco residual.

Sobre a expedição de Nota de Auditoria, assinale a alternativa que expressa corretamente situação na qual ela possa ser utilizada.

  • A Identificação de providência a ser adotada imediatamente pela Unidade Auditada, de modo que aguardar a finalização do trabalho para expedir a recomendação necessária poderá resultar em danos aos cidadãos ou à administração pública.
  • B Necessidade de solicitar à Unidade Auditada a apresentação de documentos, de informações e de esclarecimentos.
  • C Momento da comunicação formal ao gestor acerca dos assuntos a serem tratados no trabalho de auditoria. Deve também apresentar a equipe designada para a realização da auditoria, indicando os responsáveis pela sua coordenação e pela sua supervisão e informar o período total de realização do trabalho, o seu objetivo e o escopo.
  • D Clara evidência de crime ao patrimônio público, praticado de maneira dolosa.
  • E Identificação de infração ética.

Considerando os ditames previstos na Lei n° 9.784/99, que regula o Processo Administrativo no âmbito da Administração Pública Federal, assinale a alternativa incorreta.

  • A É impedido de atuar em processo administrativo federal o servidor ou autoridade que tenha participado ou venha a participar como perito, testemunha ou representante, ou se tais situações ocorrem quanto ao cônjuge, companheiro ou parente e afins até o terceiro grau.
  • B A decisão de recursos administrativos em um processo administrativo federal pode ser delegada à autoridade hierarquicamente inferior.
  • C Os atos do processo administrativo federal não dependem de forma determinada, senão quando a lei expressamente a exigir.
  • D O desatendimento da intimação no processo administrativo federal não importa o reconhecimento da verdade dos fatos, nem a renúncia do direito pelo administrado.
  • E O interessado no processo administrativo poderá, mediante manifestação escrita, desistir total ou parcialmente do pedido formulado ou, ainda, renunciar a direitos disponíveis.

Um auditor, lotado na UAIG de um instituto federal, em observância aos trabalhos e objetos de auditoria selecionados no Paint ano 2020 para sua organização, inicia os procedimentos de auditoria. Durante o planejamento de um dos trabalhos a ele designados, não considerou a existência do denominado “risco de auditoria” e procedeu à seleção das técnicas e procedimentos de execução a serem empregados sem observância desse aspecto.
Considerando a situação descrita e os conceitos de auditoria baseada em riscos, assinale a alterativa que apresenta a correta descrição de risco de auditoria, bem como a possível consequência de sua inobservância para o trabalho.

  • A Risco de o auditor chegar a conclusões inválidas e / ou fornecer opiniões equivocadas com base no trabalho de auditoria realizado. Entrega de resultados que não tenham obtido segurança razoável de que os dados auditados estão corretos.
  • B Risco de o auditor sofrer represálias ou perseguição durante a execução dos trabalhos. Quebra da imparcialidade do auditor.
  • C Risco de o auditor praticar ato de corrupção. Relatório com conclusões direcionadas por dolo.
  • D Risco de o auditor não possuir a qualificação técnica necessária para a execução dos trabalhos. Relatório inepto.
  • E Risco de o auditor não guardar o sigilo necessário das informações sensíveis com as quais possui contato durante a análise das evidências de auditoria. Vazamento de dados sigilosos.