Questões de Concursos para Analista - Psicologia

Limpar Busca

Sobre a atuação do psicólogo escolar é CORRETO afirmar que:

  • A O psicólogo escolar é um elo entre a clínica e o sistema escolar.
  • B O psicólogo escolar é um cientista, um engenheiro educacional ou projetista de planos educacionais que usa das mais modernas metodologias e técnicas. À medida que busca utilizar o sistema educacional tão efetivamente quanto possível para cada criança ou grupos de crianças, tem muito em comum com o administrador educacional e com o professor. Assim como os outros educadores, ele daria mais ênfase ao crescimento e desenvolvimento da criança do que à 'patologia'. Mas diferencia-se do administrador e do professor conforme visa à aplicação mais consistente do método científico na resolução e problemas educacionais e psicológicos.
  • C A atual Psicologia Escolar se apresenta sob um paradigma unificado. Sua forma emergente é multifacetada, porém portadora de expressões comuns que a identificam. Ela é reconhecida mais pelo discurso dos profissionais.
  • D A Psicologia da Escolar se ocupa tanto das dificuldades que se interpõem aos processos de aprendizagem quanto das possibilidades de intervenção dos educadores neste processo.

Sobre a psicopatologia analise as afirmativas:
I.Uma das principais funções psíquicas afetadas nos Transtornos Neuróticos é a orientação. II.A entrevista, juntamente com a avaliação neurológica cuidadosa do paciente, são, de fato, os principais instrumentos de conhecimento da psicopatologia. III.A desrealização é o sentimento de perda ou de transformação do Eu. IV.As síndromes são, conjuntos de sinais e sintomas que se agrupam de forma recorrente e são observadas na prática clínica diária. São agrupamentos estáveis de sintomas, conjuntos sígnicos, que podem ser produzidos por várias causas. V.Nas psicoses reativas predominam sintomas floridos, como ideias delirantes ou deliroides (em geral paranoides), alucinações visuais e/ou auditivas, intensa perplexidade, confusão mental, ansiedade acentuada e medos difusos.
Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s):

  • A II e III, apenas.
  • B IV e V, apenas.
  • C II e IV, apenas.
  • D I e V, apenas.

Analise as afirmativas:
I.O estágio superior da cognição adulta é chamado, às vezes, de pensamento pós-formal, e geralmente começa no início da vida adulta, com frequência pela exposição à educação superior. O pensamento pós-formal é flexível, aberto, adaptativo e coletivista. Ele recorre à lógica e à racionalização para ajudar as pessoas a lidarem com um mundo aparentemente caótico. II.Os adultos começam a perder a sensibilidade ao tato após os 45 anos, e, em níveis leves, à dor após os 50. Entretanto, a função protetora da dor permanece, e, consequentemente, adultos mais velhos ainda são sensíveis a níveis mais altos de dor e também tendem a relatar alívio inadequado da dor. III.Adultos de meia-idade são mais propensos do que adultos mais velhos ou mais jovens a padecer de angústia psicológica séria: tristeza extrema, nervosismo, inquietação, desesperança e sentimentos de inutilidade na maior parte do tempo. IV.Adultos mais velhos diminuem um pouco de tamanho em razão do atrofiamento dos discos entre as vértebras da espinha, essa alteração é mais comum em mulheres do que em homens. V.A capacidade de reserva (ou reserva orgânica) é uma capacidade extra que ajuda os organismos a funcionar até seus limites em tempos de estresse. Com a idade, os níveis de reserva tendem a cair e muitas pessoas idosas não podem responder às demandas físicas extras tão bem como antes.
Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s):

  • A I, II e IV, apenas.
  • B I, III e IV, apenas.
  • C II, III e V, apenas.
  • D III, IV e V, apenas.

Sobre o período "Eu nunca tinha reparado COMO É CURIOSO UM LAÇO.", a oração destacada é classificada sintaticamente como:

  • A Oração Subordinada Adjetiva Restritiva.
  • B Oração Subordinada Objetiva Direta.
  • C Oração Subordinada Adjetiva Explicativa.
  • D Oração Subordinada Objetiva Indireta.

Qual a classificação do sujeito da oração em destaque no trecho: "E quando alguém briga então se diz: ROMPERAM-SE OS LAÇOS"?

  • A Sujeito Oculto.
  • B Sujeito Simples.
  • C Sujeito Indeterminado.
  • D Sujeito Inexistente.