Questões de Concursos para Comunicação Social

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O texto de rádio possui particularidades inerentes à sua definição como meio de comunicação sonoro. Não depende apenas da palavra em si, mas de sua articulação, por vezes associada à música, aos efeitos sonoros e/ou ao silêncio. Como consequência, a redação de notícias apresenta características próprias. Sendo assim, de acordo com Ferraretto (2014), assinale a opção correta sobre as características do texto de rádio.

  • A No caso de textos impressos, ao verificar algum erro, risque apenas a letra mal colocada e não toda a palavra.
  • B A força da informação está no modo como se usam substantivos e verbos, e não na utilização desnecessária e condenável de adjetivos.
  • C A fórmula 3CV (clareza, conteúdo, concisão e vibração) define bem a dimensão do texto radiofônico.
  • D A pessoa em si é sempre mais importante do que o cargo ou função.
  • E Os números cardinais até nove, incluindo o zero, devem ser grafados por extenso. Os demais, em ordinais.

O modo mais simples de definir a retórica é considerá-la como um tipo de uso de linguagem que visa produzir efeito significativo no receptor. Analise as afirmativas abaixo referentes à retórica da publicidade, segundo Santaella (2017), e assinale a opção correta.
I- Cada vez mais as mensagens publicitárias, a par dos aspectos funcionais, passaram a colocar muita ênfase nos aspectos emocionais. II- Os aspectos emocionais devem ser dominantes quando a marca do produto veiculado não é suficientemente conhecida. III- Os aspectos funcionais foram se tornando cada vez mais preponderantes na realidade mercadológica em que produtos concorrentes lutam para se sobreporem uns aos outros.

  • A Apenas a afirmativa I está correta.
  • B Apenas a afirmativa Il está correta.
  • C Apenas a afirmativa III está correta.
  • D Apenas as afirmativas I e Il estão corretas.
  • E Apenas as afirmativas Il e III estão corretas.

Sobre as ações a serem tomadas imediatamente numa situação de crise empresarial, Neves (2013) afirma que:

  • A O autor não sugere o controle da informação, pois, em momento de crise, torna-se inexequível.
  • B “A pressa é inimiga da perfeição”, por esse motivo, 0 autor sugere não se posicionar rapidamente diante de uma crise.
  • C Enviar qualquer representante da imediatamente, ao local do crime.
  • D Ative o War Room, a Central de Imprensa e a Central de Atendimento.
  • E Não faça mudanças durante a crise.

Segundo Bann (2012), assinale a opção que apresenta o procedimento que consiste no ajuste preciso entre duas áreas de cor, que não pode ser garantido na impressora em virtude da imperfeição do registro (impressão ligeiramente fora da posição). Nele, a fim de evitar que o espaço em branco fique visível entre duas áreas coloridas adjacentes, as duas cores são ligeiramente sobrepostas - em geral, a cor mais clara estende-se até a área da cor mais escura.

  • A UCR (undercolor removal).
  • B Metamerismo.
  • C Stripping.
  • D Trapping.
  • E Reticulagem FM (frequência modulada).

Segundo Cipriani (2014), no marketing colaborativo, o foco exclusivo não está no produto; na verdade ele passa a ser um coadjuvante em que o centro das atenções é o cliente e a sua experiência individual em contato com a marca. Segundo o autor, esse contato se dá por:

  • A necessidade, atração e escolha.
  • B necessidade, experiência e escolha.
  • C experiência, decisão e relacionamento.
  • D atração, participação e relacionamento,
  • E necessidade, participação e escolha.