Questões de Concursos para Agente Auxiliar de Secretaria Escolar Página 1

O conjunto das ideias do texto leva a identificar uma mensagem ao leitor,

  • A aconselhando-o a praticar atos cotidianos voltados à melhoria das condições em que vivem certas pessoas.
  • B impondo comportamentos que seriam indispensáveis para a manutenção das amizades e da vida familiar.
  • C alertando-o para a importância de cultivar afetos por meio de atitudes simples que expressam atenção.
  • D prescrevendo a ele normas de conduta de tal forma que ele não negligencie suas obrigações cotidianas.
  • E defendendo a tese segundo a qual somos responsáveis por salvar o mundo dos relacionamentos desgastados.

Em julho de 2019, a verba utilizada em educação em determinado município foi de R$ 1,5 milhão e, comparado à verba utilizada em educação no mês de junho do mesmo ano, ela foi 0,7% menor. Uma pessoa que deseja calcular, com somente uma operação, o valor da referida verba, no mês de junho de 2019, pode

  • A multiplicar R$ 1,5 milhão por 0,993.
  • B multiplicar R$ 1,5 milhão por 0,93.
  • C multiplicar R$ 1,5 milhão por 0,07.
  • D dividir R$ 1,5 milhão por 0,993.
  • E dividir R$ 1,5 milhão por 0,93.

As crianças não são seres sociais por nascimento, mas todas, em um determinado momento de suas vidas, buscam a relação social e a integração em um grupo. Na educação infantil, as relações sociais e a integração a um grupo são resultado de um longo processo educativo. Conforme Gutiérrez (apud Arribas et alii, 2004), com crianças entre 0 e 3 anos, para favorecer as relações interpessoais, a criança deve, entre outras coisas, aprender a

  • A falar em tom moderado.
  • B fazer pequenas coisas sozinha.
  • C descobrir as próprias habilidades.
  • D respeitar a brincadeira dos outros.
  • E utilizar as coisas de que necessita.

A avaliação do desenvolvimento infantil deve atuar como recurso para auxiliar o progresso das crianças. Conforme Oliveira (2002), avaliar na educação infantil implica

  • A analisar, com base em escalas de valores, as mudanças evidenciadas.
  • B aprovar ou reprovar as crianças, conforme seu desempenho escolar.
  • C classificar as crianças, de acordo com o rendimento apresentado ao longo do ano.
  • D determinar quais crianças estão aptas para avançar para as etapas posteriores.
  • E fazer um julgamento objetivo dos avanços e retrocessos das crianças para criar um ranking.

O comentário de Elaine Blum (4° parágrafo)

  • A revela a falta de atenção das pessoas para pequenos gestos, o que acaba por comprometer as evidências.
  • B destaca a dimensão transformadora de ações a que se atribui pouca importância e que até passam despercebidas.
  • C expressa a confiança nos gestos salvadores que, apesar de diminutos, são praticados à revelia de quem os recebe.
  • D corrobora o ponto de vista segundo o qual apenas grandes atos têm possibilidade de produzir bons efeitos.
  • E contradiz a ideia de que os detalhes são responsáveis por gestos de solidariedade que vêm perdendo a importância.