Questões comentadas de Concursos para Psicomotricista

Limpar Busca

Na perspectiva da diversidade cultural e inclusão, o princípio da equidade nas políticas educacionais visa:

  • A Assegurar igualdade formal de oportunidades.
  • B Garantir a padronização do currículo escolar.
  • C Promover ações afirmativas para grupos vulneráveis.
  • D Oferecer ensino técnico-profissionalizante para todos.

A relação entre educação e cultura pode ser entendida a partir da perspectiva de que a escola atua como uma mediadora entre os saberes tradicionais e os conhecimentos sistematizados, promovendo a socialização dos indivíduos:

  • A A escola que integra a educação informal com a formal através de práticas culturais diversas.
  • B A educação que promove a aculturação e a integração de indivíduos em uma sociedade homogênea.
  • C A instituição escolar que reproduz valores e normas culturais de uma sociedade.
  • D A cultura que influencia diretamente as práticas pedagógicas e os currículos escolares.

O conceito de capital cultural, introduzido por Pierre Bourdieu, relaciona-se com a forma como a educação contribui para a manutenção das desigualdades sociais, refletindo nas práticas pedagógicas e nos currículos escolares:

  • A A influência do ambiente escolar sobre o desenvolvimento das competências cognitivas.
  • B A transmissão de valores culturais pela família e seu impacto na educação formal.
  • C A aquisição de habilidades e conhecimentos que são valorizados pela sociedade e pela escola.
  • D A perpetuação das estruturas sociais através da educação.

A educação multicultural visa reconhecer e valorizar a diversidade cultural existente em uma sociedade, promovendo a inclusão e o respeito às diferenças no ambiente escolar:

  • A A implementação de currículos que reflitam a cultura dominante na sociedade.
  • B A adoção de práticas pedagógicas que considerem as especificidades culturais dos alunos.
  • C A homogeneização das práticas educativas para garantir a equidade.
  • D A formação de professores para lidar com a diversidade linguística nas salas de aula.

A teoria do desenvolvimento cognitivo de Jean Piaget descreve como as crianças constroem o conhecimento através de processos de assimilação e acomodação, resultando em diferentes estágios de desenvolvimento:

  • A O estágio pré-operacional caracterizado pelo pensamento simbólico e pela egocentricidade.
  • B O estágio pós-operacional que introduz a noção de relativismo moral.
  • C O estágio das operações formais marcado pela capacidade de pensamento abstrato.
  • D O estágio das operações concretas que envolve a capacidade de raciocínio hipotético-dedutivo.