Questões de Teorias de Comunicação (Comunicação Social)

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Segundo Habermas,

  • A a dualidade do estrutural e as propriedades estruturais dos sistemas sociais são ao mesmo tempo o meio e o resultado que se organizam de maneira recursiva.
  • B ao trabalho etnometodológico cumpre identificar as operações pelas quais as pessoas se dão conta e dão conta do que elas próprias são e do que fazem no dia-a-dia no contexto das interações.
  • C todos vivem temporalidades diferenciadas que remetem a outras relações com o saber e outras posições nas redes de relações intersubjetivas.
  • D o fato social é resultado da atividade dos atores para conferir sentido a sua prática cotidiana. O esquema da comunicação substitui o da ação.
  • E a sociologia crítica deve estudar as redes de interação em uso na sociedade, constituída por relações comunicativas.

Em linhas gerais, para a hipótese do agenda setting

  • A as pessoas agendam seus assuntos e suas conversas em função do que a mídia veicula.
  • B o aspecto essencial da opinião pública representa uma transação entre o consenso social e as convicções individuais.
  • C a opinião das pessoas reflete o medo do isolamento, a tendência ao silêncio e a necessidade de consonância.
  • D os meios que oferecem a temática comum são também os que indicam o enfoque a ser dado a cada um dos temas.
  • E qualquer receptor, diante de duas referências cognitivas compatíveis, sentirá desconforto psicológico provocado pela dissonância cognitiva.

Pierre Lévy defende que a sociedade passou por três etapas. São elas:

  • A I. As sociedades fechadas, voltadas à cultura oral; II. Sociedades civilizadas, imperialistas, com o uso da escrita e III. Cibercultura, relativa à globalização econômica que tende a uma comunidade mundial desigual e conflitante.
  • B I. As sociedades abertas voltadas à cultura oral; II. Sociedades imperialistas, com o uso da escrita e III. Cibercultura, relativa à globalização econômica que tende a uma comunidade mundial desigual e conflitante.
  • C I. As sociedades fechadas, voltadas à cultura escrita religiosa; II. Sociedades civilizadas, imperialistas, com o uso da escrita e III. Cibercultura, relativa à globalização da comunicação que tende a uma comunidade mundial igualitária e harmônica.
  • D I. As sociedades fechadas, voltadas à cultura escrita religiosa; II. Sociedades civilizadas, imperialistas, com o uso da escrita para a imposição ideológica e III. Cibercultura, relativa à globalização econômica que tende a uma comunidade mundial desigual e conflitante.
  • E I. As sociedades abertas, voltadas à cultura oral; II. Sociedades imperialistas, com o uso da escrita e tecnologias da comunicação e III. Cibercultura, relativa à globalização econômica que tende a uma comunidade mundial igualitária e harmônica.

Num debate público, algumas pessoas expressam abertamente os seus pontos de vista. As que recusam essa perspectiva muitas vezes sentem-se marginalizadas e, frequentemente, retiram-se ou calam-se. Esta inibição faz com que a opinião que recebe apoio explícito pareça mais forte do que é realmente, e a outra, mais débil. O exame deste fenômeno por Elisabeth Noelle-Neumann ficou consolidado

  • A na Teoria hipodérmica.
  • B nos Estudos de recepção.
  • C na Teoria funcionalista da comunicação.
  • D na Teoria culturológica.
  • E na Hipótese da espiral do silêncio.

A decisão de incluir determinada notícia em um programa jornalístico de emissora de rádio ou TV passa menos por decisões individuais daqueles que têm o poder de fazer essa seleção do que em relação a um conjunto de critérios como a eficiência, a rapidez, a viabilidade da produção de notícias, enfim, critérios operacionais e organizativos da emissora, em geral decorrentes da estrutura e espaços limitados para a transmissão.
Esse processo de critérios de seleção e decisão de incluir determinada notícia nos veículos de comunicação, desenvolvido por autores como Donohue, Tichenor e Olien (1972), denomina-se

  • A feedback.
  • B mediação simbólica.
  • C agenda setting.
  • D time frame.
  • E gatekeeping.