Questões de Radiojornalismo (Comunicação Social)

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O Brasil discute desde o início dos anos 2000 o padrão de Rádio Digital a ser implantado no País, e está prestes a definir a escolha entre o padrão americano HD Rádio e o sistema francês chamado de DRM. Além da boa qualidade de áudio, o Rádio Digital permite

  • A abrir o canal de rádio para a transmissão de dados, como textos e imagens no visor do aparelho receptor.
  • B a multiplicidade de conteúdos, ou seja, cada emissora de rádio poderá transmitir dezenas de canais simultaneamente.
  • C ganho de qualidade apenas no sinal FM, levando as emissoras AM a desaparecerem gradualmente.
  • D a captação do chamado multicasting em qualquer aparelho receptor de rádio hoje existente.
  • E acesso à internet de forma interativa.

A redação de notícias para o rádio e para a TV possui características semelhantes, por exemplo, no que diz respeito ao uso de frases curtas e palavras de fácil compreensão. Contudo, a ausência de imagens e suportes gráficos na informação radiofônica obriga o redator a outros cuidados, que são específicos da linguagem radiofônica, dentre os quais,

  • A usar linguagem coloquial.
  • B evitar os vícios de linguagem, como a cacofonia.
  • C evitar, ou ler com entonação diferenciada, números e listas.
  • D apresentar ao público todos os entrevistados e participantes.
  • E evitar o uso de jargões, frases feitas e lugares-comuns na redação de notícias.

Praticamente todos os softwares de edição não linear de áudio, para um programa de rádio, por exemplo, permitem que uma narração seja sonorizada com uma música de fundo durante toda a narração, processo chamado no jargão de rádio de BG. Quando, mesmo em BG, mixamos uma música com outra, de forma que o volume da música anterior vá diminuindo enquanto o da seguinte aumenta lentamente, esse efeito de transição é chamado de

  • A Fade In.
  • B Cut.
  • C Balanceamento.
  • D Cross fade.
  • E Delay.