Questões de Políticas Municipais de Educação (Legislação Municipal)

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O município de Vitória conta com a Política de Educação Especial para orientar o processo de inclusão nas ações cotidianas planejadas e desenvolvidas nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) e nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF). O público a que se destinam as ações da Política de Educação Especial de Vitória é formado por estudantes:

  • A com transtornos globais do desenvolvimento, dislexia e baixa frequência
  • B com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e dificuldades de locomoção até a escola.
  • C com deficiências, carências socioafetivas e que residem longe das escolas.
  • D com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.
  • E ) com transtornos globais do desenvolvimento que determinem um histórico de retenção escolar na mesma etapa.

Com o objetivo de proporcionar aos estudantes da escola em que atuam oportunidades de educação integral, os professores se reuniram para deliberar as diretrizes que seguiriam no planejamento da avaliação das aprendizagens. De acordo com a Política Municipal da Educação Integral do Município de Vitória, esses professores, certamente, resolveram:

  • A ) estabelecer um ranking anual em que figurarão os nomes dos estudantes cujo rendimento atingir, pelo menos, 70% das aprendizagens previstas para cada série.
  • B que os estudantes não farão mais atividades escritas individuais para fins de avaliação, todas as atividades serão em grupos.
  • C que a semana que antecede os Conselhos de Classe de cada bimestre serão destinadas à avaliação das aprendizagens.
  • D elaborar as provas e os testes finais de cada série previamente, de modo que as turmas atinjam aos mesmos objetivos ao final de cada ano letivo.
  • E que todas as atividades voltadas para o processo de ensino-aprendizagem serão oportunidades de avaliação dos estudantes.