Questões de Pesquisa (Comunicação Social)

Limpar Busca

Para o pesquisador M.F.Westphal, há um tipo de pesquisa qualitativa usada por cientistas sociais e pesquisadores de mercado com objetivos diferentes. Os primeiros pretendem observar o processo através do qual participantes especialmente selecionados respondem às questões da pesquisa para que, posteriormente, possam os dados serem teoricamente interpretados. A pesquisa de mercado busca propostas imediatas e custos reduzidos. Através do trabalho com grupo procura-se apreender a psicodinâmica das motivações, para imediata obtenção de lucro. Esse tipo de investigação científica com grupos é chamado de

  • A Satisfação de Cliente.
  • B Segmentação.
  • C Imagem.
  • D Comportamento do Consumidor.
  • E Grupos Focais.

Julgue os itens seguintes, a respeito de planejamento estratégico.

O objetivo da pesquisa institucional em uma empresa é conhecer a opinião de seus empregados e dos stakeholders.

  • Certo
  • Errado

Numa pesquisa quantitativa utilizam-se apenas perguntas fechadas, nas quais as alternativas de resposta estão pré- determinadas no questionário. Em uma pesquisa eleitoral sobre intenção de voto, as alternativas de resposta devem ser apresentadas ao entrevistado, sem induzi-lo, em

  • A entrevista participante, na qual o entrevistador aleatoriamente nomeia os candidatos.
  • B questionário, aparecendo os nomes dos candidatos em ordem alfabética.
  • C questionário, contendo os nomes dos candidatos em uma ordem determinada por sorteio.
  • D disco de pesquisa colocado nas mãos do entrevistado.
  • E material que contenha apenas as fotos dos candidatos.
Considere:
I. São utilizados em testes de conceito e como pré- fase de estudos quantitativos maiores.
II. Os promotores estão interessados nas expressões faciais, linguagem corporal e opiniões pessoais dos participantes sobre determinados temas ou produtos.
III. Por vezes são criadas transcrições da gravação, dos pontos mais importantes debatidos pelo grupo.
IV. Os resultados da pesquisa são representativos, pois possibilitam a generalização para a população investigada.
Em relação a técnica de discussão de grupo denominada focal groups, está correto o que se afirma APENAS em

  • A I e III.
  • B I e II.
  • C III e IV.
  • D I, II e III.
  • E II e IV.