Questões de Marketing (Comunicação Social)

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O percentual de um mercado ou de um segmento que uma empresa ou marca detém é chamado de

  • A posicionamento.
  • B share-of-voice.
  • C heavy-user.
  • D share-of-market.
  • E frequência.

O conjunto de atividades de marketing e comunicação destinadas a identificar, controlar, ambientar e promover marcas, produtos e serviços nos pontos de venda e em espaços editoriais, que tem a finalidade de planejar a apresentação destacada de produtos, criando espaço e visibilidade, de maneira tal que acelere a sua rotatividade, é chamado de

  • A Marketing direto.
  • B Branding.
  • C Merchandising.
  • D Telemarketing.
  • E Marketing de relacionamento.

Na área do marketing é fundamental a distinção entre os conceitos de massa, público e multidão. Nesse sentido, é correto afirmar:

  • A A multidão reúne um número ilimitado de indivíduos por contiguidade física, diante de um acontecimento que chame a atenção, com ações irracionais e violentas.
  • B A massa é composta por indivíduos de uma ampla variedade de grupos, de locais e culturas diferentes, que não estabelecem comunicação entre si.
  • C O público é composto por pessoas ou grupos organizados de pessoas, sempre em contato físico, que se reúnem para um evento.
  • D O público é um agrupamento espontâneo de pessoas adultas e/ou grupos sociais organizados com atitudes racionais, mas que se forem reunidos em grande número podem tornar-se agressivos e violentos diante de um espetáculo.
  • E Os membros da massa podem vir de diferentes culturas, mas são caracterizados por fazerem parte das classes sociais menos favorecidas.

Para o renomado autor norte-americano Philip Kotler, Marketing Social significa uma tecnologia de administração da mudança social, associada ao projeto, à implantação e ao controle de programas voltados para o aumento da disposição de aceitação de uma idéia ou prática social em um ou mais grupos de adotantes escolhidos como alvo
Está em DESACORDO com a definição de Kotler sobre Marketing Social o que se afirma em:

  • A Marketing Social é a gestão estratégica do processo de inovações sociais a partir da adoção de comportamentos, atitudes e práticas individuais e coletivas, orientadas por preceitos éticos, fundamentados nos direitos humanos e na equidade social.
  • B O termo é empregado para descrever o uso sistemático de princípios e técnicas com o objetivo principal de transformar a maneira pela qual um determinado público-adotante percebe uma questão social e promove mudanças comportamentais visando melhorar a qualidade de vida de um segmento populacional.
  • C O Marketing Social visa conformar opiniões positivas de uma comunidade em relação a uma empresa que atua no espaço geográfico dessa comunidade, fazendo uso planejado e exaustivo de técnicas e instrumentos de persuasão, publicidade e propaganda.
  • D As pessoas possuem diferentes leituras com relação às informações que recebem em uma campanha pública, dependendo de suas crenças e valores.
  • E A probabilidade de um indivíduo ser mais receptivo a informações novas aumenta na medida em que mais pessoas da audiência se interessem pelo fato, pois as pessoas tendem a evitar informações discordantes.

Um plano de marketing institucional começa, em geral, com uma análise situacional, detecção de problemas e oportunidades, e definição das metas e objetivos. Para tanto, são estabelecidas táticas e estratégias. A diferença entre estratégia e tática em planos de marketing é que a primeira

  • A refere-se às análises e orientações de longo prazo que direcionam as atividades de uma instituição, e as táticas referem-se às decisões operacionais de curto prazo, do dia-a-dia da instituição.
  • B leva em conta o planejamento futuro da instituição e a segunda refere-se às ações de médio e longo prazos.
  • C está fundamentada na solução dos problemas cotidianos da instituição e a segunda é estabelecida para prazos mais longos.
  • D é definida a curto prazo, a partir da análise de conjuntura e do plano de venda, e a segunda é definida para combater os concorrentes.
  • E refere-se a orientações de curto prazo do dia-a-dia institucional, e a segunda refere-se apenas a análises estruturais institucionais de longo prazo.