Questões de Intertextualidade (Português) Página 2

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— Voei ao Recife, no Cais Pousei na Rua da Aurora.
— Aurora da minha vida
Que os anos não trazem mais!
— Os anos não, nem os dias, Que isso cabe às cotovias.
Manuel Bandeira. Cotovia. In: Manuel Bandeira. Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1990, p. 298.

Nas práticas de leitura em sala de aula, um texto como o fragmento poético precedente é propício para o estudo da

  • A oralidade, por ser esse um texto da cultura popular, escrito em linguagem informal e espontânea.
  • B ambiguidade, já que o fragmento em exame é um texto lírico que explora o sentido figurado incerto e sugestivo das palavras.
  • C intertextualidade, uma vez que o trecho retoma versos da tradição lírica brasileira e lhes atribui um sentido novo em contexto diferente.
  • D semântica, dada a variação de sentidos da maior parte das palavras do fragmento, cujo significado textual não é de fácil compreensão.
  • E variação linguística, pois o fragmento traz marcas da variedade linguística regional nordestina.

A campa de um cemitério trazia a seguinte inscrição:

DESCANSE EM PAZ!

Essa frase representa

  • A um aviso da administração do cemitério.
  • B o último desejo do falecido.
  • C o desejo da família para o morto.
  • D a vontade de Deus para quem morre.
  • E um comunicado para quem visita a campa.
A linguagem, vista como atividade humana cultural, pode diferenciar-se em diferentes planos: universal; histórico; e, individual. Relacione adequadamente os planos citados e os itens a seguir.

1. Histórico. 2. Universal. 3. Individual.
( ) Atividade: discurso. ( ) Produto: texto (obras). ( ) Atividade: falar em geral. ( ) Atividade: língua particular. ( ) Produto: totalidade das manifestações.

A sequência está correta em
  • A 1, 2, 3, 2, 1.
  • B 3, 3, 2, 1, 2.
  • C 3, 1, 2, 3, 2.
  • D 2, 1, 1, 3, 3.

Para que um texto seja considerado como tal, ele precisa, entre outras coisas, ser constituído de elementos pragmáticos da textualidade como: intencionalidade, aceitabilidade, informatividade, situcionalidade e intertextualidade. No texto (notícia) acima, levando-se em consideração o verbal e o não verbal (imagem), é correto afirmar que estão presentes pelo menos três destes elementos pragmáticos da textualidade:

  • A Intencionalidade, informatividade, aceitabilidade.
  • B Aceitabilidade, informatividade, intertextualidade.
  • C Intencionalidade, aceitabilidade, informatividade.
  • D Situcionalidade, informatividade, intertextualidade.
  • E Aceitabilidade, situcionalidade, intencionalidade.
E de repente me apercebi de que não tenho saudade de nada. [...] De quem morreu sinto é falta, o prejuízo da perda, a ausência.” (1º§) Pelo processo da intertextualidade a alternativa que contém uma citação com o mesmo valor semântico do período evidenciado é: 
  • AE eu lhe digo que, pessoalmente, não sinto que perdi nada.” (4º§)
  • BA vida é uma coisa que tem de passar, uma obrigação de que é preciso dar conta.” (2º§)
  • CCom a diferença de que a morte é a amante dos moços e a companheira dos velhos.” (8º§)
  • DPois então eu lhe digo que essa capacidade de morrer de saudades, creio que ela só afeta a quem não cresceu direito; [...]” (3º§)