Questões de Estratégia Organizacional (Administração Pública)

Limpar Busca

Segundo Mintzberg, a organização que forma sua estratégia como um processo visionário adota a escola do design.

  • Certo
  • Errado

A formação da estratégia como um processo coletivo é uma característica da escola cultural.

  • Certo
  • Errado

Sobre o tema responsabilidade social no Brasil, é correto afirmar que

  • A é sempre adequado adotar estratégias empresariais baseadas em ações sociais elaboradas em outros países.
  • B não há muita expectativa em relação à propagação do ideário social no meio empresarial brasileiro.
  • C todas as empresas têm uma mesma razão para se preocupar com o tema: o incremento de sua lucratividade.
  • D o surgimento de órgãos e entidades relacionados ao tema denota uma valorização crescente deste.
  • E a cultura brasileira não incentiva a valorização do tema.

Marque a resposta que traz a ordem correta dos objetivos das empresas conforme sua orientação para acionistas, empregados, fornecedores e ambiente natural.

  • A Maximizar o lucro; reter e atrair pessoal qualificado; manter relações comerciais éticas; promover o desenvolvimento sustentável.
  • B Maximizar o lucro; reter e atrair pessoal qualificado; promover o desenvolvimento sustentável; promover relacionamento socialmente responsável com a comunidade na qual se insere.
  • C Manter relações comerciais éticas; promover relacionamento socialmente responsável com a comunidade na qual se insere; reter e atrair pessoal qualificado; promover o desenvolvimento sustentável.
  • D Manter relações comerciais éticas; reter e atrair pessoal qualificado; desenvolver poder de barganha; promover o desenvolvimento sustentável.
  • E Reter e atrair pessoal qualificado; promover o desenvolvimento sustentável; manter relações comerciais éticas; maximizar o lucro.

O ciclo de vida de um produto representa estágios distintos na história das vendas de um determinado produto, com diferentes oportunidades e problemas em relação às estratégias metodológicas, operacionais e financeiras. Dentre as opções a seguir, assinale aquela que identifica corretamente a fase introdutória do produto no mercado.

  • A Crescimento rápido no volume de vendas, disponibilidade ilimitada e custos baixos.
  • B Lucratividade alta, oferta de acessórios e grande volume de vendas do produto no mercado.
  • C Vendas com tendência a redução, lucratividade constante e exigência de modificação no projeto do produto.
  • D Lucros praticamente inexistentes, vendas não muito volumosas e disponibilidade limitada do produto.
  • E Período de venda com volumes altos, lucros estáveis e produto mantido inalterado em relação ao projeto original.