Questões de Dança (Educação Física) Página 2

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O passe picado é característico do esporte:

  • A Futsal.
  • B Basquetebol.
  • C Voleibol.
  • D Manbol.
  • E Frescobol.

Leia o texto a seguir.

As intenções da modernidade sobre o corpo humano podem ser traduzidas por duas vias. A primeira é a via de suspeita e da eliminação devido ao seu baixo rendimento informativo, sua fragilidade, gravidade e falta de resistência. Visão moderna e laicizada da ensomatose, o corpo é a parte maldita da condição humana, cuja técnica e a ciência buscam remodelar, refazer, “imaterializar”, na tentativa de libertar o homem de seu difícil enraizamento de carne. A segunda via, contraditoriamente, é a via da salvação pelo corpo por meio da exaltação de seu sentimento, a modelagem da sua aparência, a busca da sedução, a obsessão pela forma e bem-estar, a preocupação com a juventude. O corpo é o objeto privilegiado de um mercado desenvolvido nos últimos anos em torno dos cosméticos, da estética, das salas de ginástica, dos tratamentos de emagrecimento, da manutenção da forma, da busca do bem-estar ou do desenvolvimento das terapias corporais.

SANTOS, Renata Ferreira dos; GUTIERREZ, Gustavo Luis; ROBLE, Odilon José. Dança para pessoas com deficiência: um possível elemento de transformação pessoal e social. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte. Elsevier Editora, v. 41, set. 2019, p, 273.


Sobre a perspectiva da dança para pessoas com necessidades educativas específicas, os autores apontam duas cosmovisões do corpo e sua perfomance/aparência social que estão constituídas como parâmetros divergentes a partir, respectivamente:

  • A do capacitismo e da corpolatria.
  • B da resignação e da indústria de massa.
  • C da autoexclusão e do fetiche.
  • D do ocultamento e da fantasia.
A dança tem objetivos e funções. Objetivo é aquilo que queremos atingir e função é a que se destina. Segundo Lomakine (2007, p. 43), os objetivos da dança são, EXCETO:
  • A Promover o desenvolvimento e a manutenção de capacidades físicas como, agilidade, coordenação, equilíbrio, flexibilidade, força, resistência e ritmo;
  • B Promover o desenvolvimento positivo do aspecto socioafetivo do ser humano, despertando potencialidades como cooperação, sociabilização, solidariedade, liderança, compreensão e laços de amizade;
  • C Estimular o desenvolvimento do aspecto centraslista das pessoas por meio de estímulos ao raciocínio, à atenção, à dispersão, à criatividade, ao senso estético e à percepção;
  • D Melhorar a qualidade de vida dos seres humanos, buscando energia, harmonia, equilíbrio, estímulos positivos, autoestima e autonomia;
  • E Promover o desenvolvimento da educação rítmica.
Estudos realizados por Gallahue e Donnelly (2008) apresentam o jogo como um dos principais conteúdos a serem desenvolvidos com crianças, associado à dança e à ginástica. Os autores propõem a organização dos jogos, dividindo-os em níveis que denominam de desenvolvimentistas, e indicam as especificidades que caracterizam cada nível. Os Jogos desenvolvimentistas nível I incluem, EXCETO:
  • A Têm limites facilmente percebidos;
  • B Focalizam habilidades ou conceitos de movimento separadamente;
  • C Empregam estratégias levemente mais complexas;
  • D São categorizados, geralmente, pela habilidade motora fundamental;
  • E Utilizam uma ou duas estratégias de jogo.
O seu corpo expressa sua relação com o meio. Corroborando a idéia de Fernandes (2001), podemos afirmar que a dança no contexto escolar, conforme os objetivos do professor, pode proporcionar, entre outros aspectos, EXCETO:
  • A O desenvolvimento da percepção corporal (O que se move?) – autoconhecimento quanto ao seu corpo e a suas possibilidades de movimento, compreensão do gesto, coordenação motora, melhoria do equilíbrio e da postura;
  • B Noções de espaço (Como se move?) – movimentação baseada no ritmo de seu próprio corpo (interno e pessoal) ou no do outro (externo e coletivo), exercitado ou não ao som da música; pois, na criança, o ritmo parte dos seus movimentos naturais e espontâneos;longe/perto, presença/ausência, grande/pequeno etc.;
  • C A individualidade e a coletividade no movimento (Com quem se move?) – socialização;
  • D O desenvolvimento dos modos de organizar a convivência e adaptar-se às situações e da autoestima dos alunos – elemento transformador, aceitação de si e maior receptividade em relação aos outros; percepção das diferenças de gênero, respeito ao próximo;
  • E O desenvolvimento da emoção – expressividade por meio dos movimentos; o corpo fala por meio da expressão corporal, amplia a percepção e o controle de aspectos emocionais e psicológicos da criança.