Questões de Administração de Recursos Humanos (Gestão de Pessoas)

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Julgue o seguinte item, acerca da gestão de pessoas.


É legalmente previsto que todo trabalhador de serviço de saúde deve ter acesso gratuito a programa de imunização ativa contra tétano, difteria, hepatites A e B e os estabelecidos no programa de controle médico de saúde ocupacional.

  • Certo
  • Errado
O processo de capacitação de pessoas envolve uma série de etapas preliminares, denominadas levantamento de necessidades de treinamentos. Uma dessas etapas compreende a determinação de quais são os comportamentos, atitudes e competências necessários ao alcance dos objetivos da organização. Essa etapa é denominada
  • A análise dos cargos.
  • B análise organizacional.
  • C análise dos recursos humanos.
  • D análise do treinamento.

Entre as competências da Diretoria de Gestão de Pessoas estão:

• executar o Plano Anual de Capacitação da Empresa;

• elaborar metodologia para avaliação de desempenho funcional e setorial;

• promover atividades para qualidade de vida de seus empregados.

É correto afirmar que, segundo Chiavenato (1999), estas competências estão relacionadas, respectivamente, aos seguintes processos de gestão de pessoas:

  • A desenvolver, aplicar e manter
  • B treinar, agregar e desenvolver
  • C aplicar, monitorar e recompensar
  • D planejar, manter e agregar

A abordagem comportamental da administração representou uma corrente de pensamento fortemente influenciada pela psicologia (especialmente a corrente behaviorista), focada no desenvolvimento de teorias de motivação e de liderança e na proposição de práticas organizacionais voltadas para o alinhamento dos objetivos de realização e autodesenvolvimento humano aos objetivos organizacionais. Essa abordagem apoiava-se em um conceito do ser humano como portador de autonomia de pensamento, de necessidades de desenvolvimento pessoal e de realização, para quem o trabalho é fornecedor de sentido para suas ações e medida de valor social. Esse conceito de ser humano é conhecido como homem:

  • A social;
  • B funcional;
  • C organizacional;
  • D complexo;
  • E racional.

A Escola de Relações Humanas é um dos principais marcos na evolução do campo teórico da administração. Essa Escola, entre outras contribuições relevantes, destacou a importância da organização informal para a produtividade e o funcionamento das estruturas organizacionais formais. No entanto, a Escola foi também alvo de críticas de autores e pesquisadores diversos, que levaram a sua superação e a novos desenvolvimentos no campo da administração. Entre as principais críticas apresentadas à Escola de Relações Humanas está:

  • A o foco limitado aos aspectos estruturais da organização;
  • B a visão reducionista do ser humano contida no conceito de homem funcional;
  • C a valorização excessiva dos incentivos financeiros aos trabalhadores;
  • D seu caráter ideológico e manipulador, a favor da administração da empresa;
  • E a dificuldade de aplicação das ferramentas gerenciais propostas.