Questões comentadas de Concursos da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Limpar Busca

Assinale a alternativa em que o autor emprega exclusivamente palavras em sentido próprio.

  • A Contudo, a não ser pelo código genético rastreável em palavras como visgo, viscoso e virulento, fazia séculos que o “virus” latino hibernava.
  • B O que Borges não disse é que o estudo da história das palavras abre janelas para como a linguagem funciona, como produz seus sentidos, que de outro modo permaneceriam trancadas.
  • C Foi como metáfora venenosa que, já às portas do século 20, saiu do frigorífico clássico para voltar ao quentinho das línguas.
  • D Exemplo: a história de “calculus” não ensina ninguém a fazer contas, mas a do vírus ilustra muito bem o mecanismo infeccioso que opera dentro dos – e entre os – idiomas.
  • E Tal conhecimento, argumentou o genial autor de “A Biblioteca de Babel”, não nos permite “dominar os arcanos da álgebra”.

Em obras que necessitem da execução de impermeabilização rígida com argamassa impermeável com aditivo hidrófugo, a argamassa impermeável deve ser aplicada de forma contínua e em camadas sucessivas. As espessuras das camadas, bem como a espessura final, devem ser, respectivamente, de

  • A 5 mm e 15 mm.
  • B 10 mm e 20 mm.
  • C 15 mm e 30 mm.
  • D 15 mm e 60 mm.
  • E 20 mm e 60 mm.

Considere a passagem:

      Mesmo essa acepção, como vimos, tinha seu lado escuro, parente de um uso metafórico bastante popular que a palavra carrega décadas. No século passado, tornou-se possível falar em “vírus do fascismo”, por exemplo. Ou “vírus da burrice”. 

Os termos destacados na passagem transcrita podem ser corretamente substituídos por:

  • A Inclusive ... tal qual ... faz ... referir-se à
  • B Igualmente ... segundo ... fazem ... referir ao
  • C Até ... conforme ... faz ... referir-se a
  • D Precisamente ... conforme... fazem ... referir-se a
  • E De fato ... tal qual ... faz ... referir-se à

Escrito no início da pandemia de covid-19 em nosso país, o texto expressa um ponto de vista

  • A negativo em relação à realidade atual, especialmente no comentário que o encerra – “Está valendo [rezar].”.
  • B negativo em relação à postura da ciência brasileira, especialmente na afirmação de que “nomear bem um problema é o primeiro passo para resolvê-lo”.
  • C positivo em relação à posição transigente de Jorge Luis Borges, especialmente no argumento segundo o qual esse escritor “não era muito simpático à etimologia”.
  • D positivo em relação às práticas adotadas para conter a propagação do termo vírus, com a informação de que este “Acabou se tornando epidêmico no vocabulário comum de diversas línguas”.
  • E positivo em relação à busca dos sentidos originais dos termos científicos, especialmente na referência ao microbiologista holandês Martinus Beijerink.

De acordo com a norma-padrão, o pronome átono destacado pode ser colocado antes ou depois do verbo na alternativa:

  • A ... em referência aos pedregulhos que se usavam antigamente...
  • B Tal conhecimento (...) não nos permite “dominar os arcanos da álgebra”.
  • C ... é a origem óbvia da palavra sob a qual se abriga a apavorante covid-19.
  • D Acabou se tornando epidêmico no vocabulário comum de diversas línguas.
  • E Antigamente, quando se ignorava tudo sobre os vírus, uma receita comum que as pessoas usavam para se proteger do risco de contrair as doenças provocadas por eles era rezar.