Questões comentadas de Concursos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

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Com relação ao emprego dos sinais de pontuação no texto, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa.

( ) O uso das aspas, na linha 11, sinaliza a inserção de uma fala atribuída a outrem.

( ) Nas linhas 11 e 12, as vírgulas que isolam o termo “sem dúvida” foram empregadas pela mesma razão, a de separar orações.

( ) A vírgula na linha 21 separa orações coordenadas aditivas.

A sequência correta é

  • A V – V – F.
  • B V – F – V.
  • C V – F – F.
  • D F – V – V.
  • E F – F – V.

Avanços na área de Biologia Molecular introduziram novas técnicas, que detectam polimorfismos a nível de DNA. Essas técnicas permitem que marcadores moleculares sejam gerados e utilizados em uma grande variedade de estudos genéticos.

Correlacione a técnica apresentada na primeira coluna com a descrição apresentada na segunda coluna.

(1) PCR (Polymerase Chain Reaction ou reação em cadeia de polimerase)
(2) RFLP (Restriction Fragment Length Polymorphism ou polimorfismo de tamanho de fragmentos de restrição)
(3) RAPD (Random Amplified Polymorphic DNA ou DNA polimórfico amplificado aleatoriamente)

( ) Por meio dessa técnica, é possível amplificar porções específicas do genoma, desde que as sequências em torno dessas regiões sejam conhecidas.
( ) Nessa técnica, o DNA de um indivíduo é clivado com enzimas, e os fragmentos são separados, por eletroforese, de acordo com o tamanho.
( ) Essa técnica não requer conhecimento prévio da região a ser amplificada, para o desenho dos primers. É utilizado um primer único, de aproximadamente 10 nucleotídeos.

 A sequência correta é

  • A 1 – 2 – 3.
  • B 1 – 3 – 2.
  • C 3 – 1 – 2.
  • D 3 – 2 – 1.
  • E 2 – 1 – 3.

Considere os excertos a seguir.

I  →  “[...] e sempre queremos conquistar objetos que nos fazem felizes [...]” (ℓs. 02-03).

II  →  “[...] compartilhando com os seguidores a ideia de que estão felizes a todo instante.” (ℓs. 07-08).

III →  “[...] uma falta que é constante [...]” (ℓ. 19).

O termo “que” retoma um referente em

  • A I.
  • B II.
  • C III.
  • D I e III.
  • E I, II e III.

O vocábulo “pois” (ℓ. 20) pode ser substituído, sem mudança de sentido, por

  • A porque.
  • B porém.
  • C portanto.
  • D inclusive.
  • E porquanto.

Considere os excertos a seguir.

“A humanidade busca constantemente a felicidade [...]” (ℓ. 01).

“[...] percebemos um bombardeio de imagens de pessoas anônimas [...]” (ℓs. 05-06).

“O mundo contemporâneo “vende” para as pessoas o prazer [...]” (ℓs. 10-11).

As funções sintáticas dos itens destacados são, respectivamente,

  • A objeto direto, complemento nominal e objeto indireto.
  • B complemento nominal, objeto indireto e objeto indireto.
  • C objeto indireto, objeto direto e objeto direto.
  • D objeto direto, objeto indireto e objeto direto.
  • E complemento nominal, objeto indireto e objeto direto.