Questões comentadas de Concursos da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Piauí (SEJUS-PI)

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Em sua discussão, a autora menciona as ideias de Sigmund Freud, eminente psicanalista e estudioso da natureza e comportamento humanos. Assim procedendo,

  • A recorre ao discurso de autoridade para ratificar seu posicionamento diante do assunto que é objeto da discussão.
  • B sinaliza que não tem ideia formada a respeito do assunto e que, sem esse recurso, seria difícil um aprofundamento maior do tema.
  • C esclarece pontos obscuros de uma posição que não conseguiria explicar com seus próprios argumentos, apenas.
  • D adota um posicionamento divergente daquele apresentado por esse cientista no tocante à afirmação de que a violência é inerente à natureza humana, por isso não há como exterminá-la.
  • E recorre a argumentos do senso comum para justificar a violência que permeia as sociedades, em contraposição àqueles do estudioso mencionado.

O texto traz uma discussão sobre um fenômeno que tem permeado todas as civilizações, em todos os tempos: a violência. Nessa discussão, a autora

  • A considera que crime e violência equivalem-se semântica e pragmaticamente e, por isso, devem ser confrontados no teor de qualquer discussão.
  • B sugere que a repressão promove o controle contra quem pratica atos de violência porque é, comprovadamente, o recurso mais eficaz para conter excessos.
  • C lança mão de formulações teóricas que consubstanciam argumentos formalizados e compatíveis com o campo das ciências.
  • D utiliza-se, por exemplo, dos argumentos de Freud tomando-os como contra-argumentos e relacionando-os aos seus próprios.
  • E defende a ideia de que um processo civilizatório é eficaz se produzir indivíduos “adestrados “e, por isso, incapazes de praticar ações violentas.

Assinale a opção que apresenta uma afirmação INCORRETA, do ponto de vista gramatical e/ou textual, quanto à palavra/expressão destacada, nos excertos transcritos do texto.

  • ABater nos filhos, como um bom exemplo a ser citado, já foi uma estratégia para educá- los.” (A palavra retoma filhos).
  • B “... Há, na sociedade e no processo dinâmico que ela envolve, ...” (A palavra tem função sintática de sujeito).
  • C “...o quanto este processo é, em si, um processo violento.” (O emprego dessa expressão está adequado e gramaticalmente correto, mesmo estando intercalado).
  • DA violência é, de fato, algo indelével da experiência humana;” (Sem acarretar importante alteração de sentido para o texto, a expressão pode ser substituída por sem dúvida).
  • EA violência se presentifica até entre as expectativas do processo civilizatório ...”. (A palavra confere ao contexto uma relação semântica de inclusão).

Releia o terceiro parágrafo do Texto 01, para responder à questão.

Na escrita, utilizam-se algumas notações e sinais de pontuação como recursos importantes para assegurar a organização, a progressão e a clareza daquilo que se deseja comunicar. Neste sentido, é CORRETO afirmar que

  • A o travessão é utilizado como recurso que aproximaria o texto da modalidade oral da língua para, assim, facilitar a compreensão do seu conteúdo, em: ...incidir sobre a condição psicológica e acabar com a violência – a violência é tida como o epifenômeno da condição humana.
  • B o travessão é utilizado como recurso que sinaliza a inserção de um novo interlocutor, na discussão, em: ...uma vez que eles são intrínsecos ao homem – participam de sua constituição.
  • C as aspas são utilizadas como um recurso para fazer ressaltar uma nova palavra, um neologismo, em: ...as de criação de indivíduos socialmente “adestrados” a partir do controle e da repressão...
  • D as aspas são os únicos recursos que garantiriam, no contexto, a correção gramatical, em: Segundo Freud o processo de civilização é o que responde pela “condição humana”...
  • E o travessão em: “... e acabar com a violência – a violência é tida como o epifenômeno...” é utilizado para enfatizar e esclarecer ainda mais as ideias apresentadas anteriormente; e as aspas em: “... é o que responde pela “condição humana ...”” são empregadas para acentuar ainda mais o valor significativo das ideias expressas pelas palavras que as recebem.

Observe os excertos i e ii, abaixo, para responder à questão.

i) ... não é possível acabar com os conflitos violentos, uma vez que eles são intrínsecos ao homem ...

ii) O que nos interessa tomar como contribuição deste autor, entretanto, é o fato discutido por ele de que a violência estará sempre presente no campo social e histórico ...

Nas nossas produções linguístico-textuais, valemo-nos de recursos disponíveis na língua, os quais asseguram a sequenciação textual e contribuem para a produção dos sentidos. Nos excertos i e ii, esses recursos encontram-se em destaque e, sem que os sentidos do texto sejam alterados, podemos substituí-los, respectivamente, por

  • A já que; portanto.
  • B contanto que; porquanto.
  • C visto que; no entanto.
  • D se bem que; pois.
  • E conquanto; porém.