Questões comentadas de Concursos da Secretaria de Estado de Fazenda de São Paulo (SEFAZ-SP)

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O argumento do presidente do Procon-PE, José Rangel, contra o cadastro positivo tem como justificativa o fato de que

  • A o atraso no pagamento das contas já tem sido devidamente penalizado com a restrição ao crédito.
  • B os bons pagadores podem passar por situações em que não são capazes de pagar todas as suas contas.
  • C a exclusão de um consumidor da nova lista pode fazer com que ele se sinta inclinado a deixar de pagar suas contas em dia.
  • D o número de maus pagadores vem aumentando mesmo após a implantação do novo sistema.
  • E os maus pagadores deixarão de ser devidamente penalizados quando o cadastro negativo se tornar extinto.

No contexto do último parágrafo, ao afirmar: “Uma coisa é ter batido o carro há dois anos, outra diferente é bater a cada mês”, Vander Nagata, da Serasa Experian, sugere que o atraso eventual de um pagamento é

  • A evitável, pois as instituições bancárias disponibilizam créditos a juros muito baixos.
  • B improvável, pois o cadastro positivo garante que o consumidor pague suas contas em dia.
  • C inadmissível, pois o cliente deve transmitir uma imagem de credibilidade.
  • D compreensível, pois o cliente pode, esporadicamente, passar por dificuldades financeiras.
  • E condenável, pois o objetivo do cadastro é alertar as empresas sobre os maus pagadores.

De acordo com o terceiro parágrafo, o cadastro positivo é vantajoso para as empresas porque

  • A oferece informações sobre os compromissos financeiros do cliente, o que permite avaliar se ele está em condições de ser contemplado com o crédito.
  • B contribui com dados que podem ser úteis para localizar o cliente inadimplente, embora esses dados sejam restritos às transações no varejo.
  • C permite conhecer as fontes pagadoras do consumidor, facilitando a criação de estratégias para ampliar sua renda familiar.
  • D dá informações sobre investimentos e aplicações financeiras feitos pelo cliente junto à rede bancária, possibilitando observar se sua renda é suficiente para quitar suas dívidas.
  • E garante que os clientes não deixarão de pagar suas dívidas, uma vez que temem as sanções impostas aos indivíduos em situação de inadimplência.

Observe o uso dos dois-pontos (:) nos trechos que seguem.

• Na prática, o consumidor é avaliado por seu desempenho no pagamento de suas contas, que vão além do varejo: financiamento imobiliário, consórcio, leasing, contas de luz, escola. (segundo parágrafo)

• O presidente do Procon-PE, José Rangel, questiona um outro problema:e se a pessoa passar por um momento de aperto financeiro? (penúltimo parágrafo)

É correto afirmar que os dois-pontos introduzem, respectivamente,

  • A uma explicação para o sentido do termo “varejo” e uma listagem dos questionamentos mencionados na primeira parte do enunciado.
  • B uma síntese das ideias apresentadas na primeira parte do enunciado e uma enumeração dos diversos tipos de “aperto financeiro” pelos quais uma pessoa pode passar.
  • C uma exemplificação dos diferentes tipos de consumidor e uma explicação para o sentido de “momento de aperto financeiro” empregado por José Rangel.
  • D uma conclusão para o raciocínio exposto em “o consumidor é avaliado por seu desempenho no pagamento de suas contas” e uma resposta à pergunta feita na primeira parte do enunciado.
  • E uma enumeração que exemplifica o sentido expresso em “vão além do varejo” e um esclarecimento do sentido da expressão “um outro problema”

De acordo com o texto, é correto afirmar que o cadastro positivo é um banco de dados que registra

  • A o valor dos impostos que os contribuintes pagam ao governo ao comprar um produto e ao contratar um serviço.
  • B os nomes dos consumidores que estão impedidos de realizar transações financeiras por terem deixado de pagar alguma conta.
  • C as operações de créditos dos consumidores, tanto as que já se concluíram quanto as que ainda estão em andamento.
  • D a porcentagem precisa dos consumidores que estão inadimplentes e dos que estão em dia com o pagamento de suas contas.
  • E as informações referentes aos ganhos individuais e à renda familiar das pessoas de baixa renda interessadas em adquirir algum bem.