Questões comentadas de Concursos da Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo (SEDU-ES)

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Na década de 1970, o movimento da Nova Sociologia da Educação problematizou aspectos relativos ao currículo e sua relação com a sociedade e o poder. Um dos enfoques centrais foi elaborado por Michael Young, cuja discussão principal era

  • A o pressuposto de que escola e currículo não se relacionam, uma vez que vida cotidiana e conhecimento acadêmico são dimensões distintas que não têm conexão.
  • B a maneira como a organização curricular pode afetar a economia de uma comunidade e/ou sociedade, em função das tecnologias que incorpora em suas práticas.
  • C a atribuição de valores diferenciados socialmente aos conteúdos selecionados para o currículo e a discussão dos critérios de seleção utilizados nesse processo.
  • D a conceituação de conhecimento poderoso, entendido como aquele que provém das classes favorecidas e que mantém o poder dos que já o possuem.
  • E a relação entre educação e a formação da sociedade, salientando as mudanças nessa relação a partir do aumento da complexidade das atividades sociais.

Ao tentar abrir um documento recebido, um professor percebeu que apareceu uma mensagem perguntando se queria Ativar Macro. Como medida de segurança, optou por

  • A não ativar, pois sabe que pode conter vírus de macro, um tipo de vírus que pode ser armazenado em macros dentro de arquivos criados com Microsoft Office.
  • B ativar, pois sabe que macros são complementos de segurança associados ao antivírus que impedem a entrada de vírus em documentos criados com Microsoft Office.
  • C não ativar, pois macros são malwares incluídos em documentos compactados que, quando expandidos, infectam o computador enviando cópias para outros computadores da rede.
  • D ativar, pois macros são complementos inofensivos para otimizar documentos criados com ferramentas que fazem parte do pacote Office.
  • E não ativar, pois sabe que pode conter um vírus de macro, um tipo de vírus que pode ser armazenado em qualquer tipo de documento.

O texto permite inferir que

  • A as notícias tristes trazidas de Cachoeiro do Itapemirim aludem à falta de discernimento do viajante moderno, que deixa de apreciar os detalhes bucólicos da paisagem.
  • B as reminiscências infantis do cronista impedem-no de analisar com clareza o lugar onde passou a infância.
  • C a lucidez e o espírito crítico advindos da velhice fazem com que o “velho Braga” se retraia em si mesmo, inconformado pela impossibilidade material de construir a casa dos seus sonhos.
  • D os problemas cotidianos enfrentados pelo cronista deixam-no indiferente às notícias trazidas de sua terra natal, imerso que está na labuta diária.
  • E o cronista, ao divagar sobre lugares presentes na infância, dos quais se afastou, constrói, por meio da imagem de uma casa idealizada, um ponto de fuga imaginário reconfortante.

Quando se cria uma sala de aula no Google Sala de Aula, no Google Drive aparecerá uma pasta chamada Classroom e dentro dela uma pasta com o nome da turma criada. Ao selecionar essa pasta, ficará disponível na tela uma opção para compartilhá-la. Ao clicar nessa opção, aparecerá uma janela onde será possível indicar com quem se deseja compartilhar, se o compartilhamento será feito somente para leitura, se será permitido alteração na pasta etc. Com relação ao tipo de compartilhamento do link que será gerado, estarão disponíveis a partir dessa janela as opções:

  • A Somente eu, Todos da turma e Selecionar alunos da turma.
  • B Privado, Público e Selecionar alunos.
  • C Membros da instituição, Todas as turmas, Todos os alunos e Selecionar alunos.
  • D Membros da sua instituição e Pessoas externas.
  • E Restrito e Qualquer pessoa com o Link.

Considerando-se o contexto, o segmento Que rei sou eu, Braga Sem Terra, Rubem Coração de Leão de Circo (5° parágrafo) estabelece um contraponto, em termos de sentido, ao que se encontra em:

  • A Mas me sinto subitamente sólido (6° parágrafo).
  • B triste circo desorganizado e pobre (5° parágrafo).
  • C a luz das estrelas e a água da chuva atravessam o pano encardido e roto... (5° parágrafo).
  • D Ouço nomes de velhos amigos e fico sabendo de histórias novas (1° parágrafo).
  • E e que a ninguém sequer ocorra que ela foi construída (3° parágrafo).