Questões comentadas de Concursos da Prefeitura Municipal de Lauro Muller

Limpar Busca
Por tratar de uma realidade paralela, a canção apresenta alguns desvios de coerência, EXCETO:
  • A Usar o advérbio de tempo “Agora” com o tempo verbal pretérito imperfeito, como na construção “Agora eu era o herói”.
  • B Falar de coisas que o autor não poderia ter vivido porque foram anteriores ao seu nascimento.
  • C Ao pedir que sua interlocutora finja que ele é coisas improváveis como um pião, por exemplo.
  • D Afirmar desempenhar vários papéis ao mesmo tempo, como bedel e rei.
  • E Representar um relacionamento que obviamente só poderia ser fruto da imaginação do autor.
Qual das alternativas abaixo apresenta conceitos que aparecem na canção de Chico Buarque?
  • A Por ter sido composta poucos anos depois da segunda guerra mundial, ela aborda questões que representam críticas à mesma.
  • B A canção traz elementos oníricos, em virtude da incapacidade de todos esses acontecimentos serem factíveis.
  • C A música representa uma brincadeira de criança, por isso em alguns momentos são representados elementos de fantasia e imaginação.
  • D Por ser uma crítica social ao período ditatorial atravessado pelo Brasil à época, a canção exagera na linguagem metafórica, sendo esse contexto aparentemente infantil, uma fuga à dura realidade do período.
  • E O retrato da infância do autor é feito para contrapor o esvaziamento enxergado pelo mesmo na infância do século XXI.
Pessoas com deficiência, que apresentam competências e habilidades para a Educação Física desde que sejam observadas suas necessidades educacionais especiais, em muitos casos, não se encaixam em determinadas propostas pedagógicas apresentadas pelos professores. Com relação a este assunto, analise os itens abaixo: I. Isto acontece porque as propostas de Educação Física Escolar buscam em muitos casos o desenvolvimento e treinamento de habilidades esportivas, visando à performance em competições, deixando, muitas vezes, de lado, aspectos referentes à participação, ociabilidade, cooperatividade, ludicidade e criatividade, e aquelas preocupadas com tais aspectos não apresentam ainda projetos concretos para a prática docente do professor de Educação Física”. II. Estes procedimentos são resultado, exclusivamente, da falta de competência de um ou de mais professores, e não de uma consequência de um contexto históricosocial de conteúdo. III. Não se deve levar as atividades físicas, esportivas ou de lazer aos portadores de deficiências físicas como os portadores de sequelas de poliomielite, lesados medulares, lesados cerebrais, amputados, dentre outros, pois não possui valores terapêuticos evidenciados benefícios, tanto na esfera física quanto motora. Marque a alternativa CORRETA:
  • A Todos os itens estão corretos
  • B Apenas o item II está correto
  • C Apenas o item I está correto
  • D Apenas o item III está incorreto
  • E Apenas o item II está incorreto
Assinale a alternativa que contenha a classificação sintática entre parênteses correspondente ao sublinhado nas orações:
  • A “E você era a princesa que eu fiz coroar” (Oração subordinada adjetiva explicativa)
  • B “Agora eu era o herói.” (Predicativo do Sujeito)
  • C “Sim, me dê a mão.” (Objeto Direto)
  • DNo tempo da maldade acho que a gente nem tinha nascido” (Adjunto adverbial de lugar)
  • E “E você era a princesa que eu fiz coroar”. (Vocativo)
Assinale a alternativa que apresenta um erro gramatical:
  • A Sim, me dê a mão
  • B A noiva do cowboyEra você além das outras três
  • C Agora era fatal Que o faz-de-conta terminasse assim
  • D Era uma noite que não tem mais fim
  • E E você era a princesa que eu fiz coroar