Questões comentadas de Concursos da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora

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Do ponto de vista de Hoffmann (2001), a “relação professor e aluno, via avaliação, constitui um momento de comunicação para os dois sujeitos, em que cada um deles estará interpretando (…) e refletindo sobre o conteúdo (…), a efetivação da aprendizagem”. Para uma ação avaliativa mediadora, Hoffmann aponta alguns princípios importantes, dentre eles, EXCETO:
  • A Possibilitar discussão entre os alunos a partir de situações desencadeadoras, que façam descobertas e construam conceitos.
  • B Realizar várias tarefas individuais, menores e sucessivas, investigando, teoricamente, procurando entender razões para as respostas apresentadas pelos alunos.
  • C Oportunizar aos alunos momentos de expressar suas ideias, considerando as tarefas como elementos importantes para observação das hipóteses construídas pelos alunos.
  • D Promover tarefas e trabalhos em que os alunos interajam entre si, discutam situações-problema, levantem hipóteses a partir de vários pontos de vista, reflitam entre as diversas opiniões e encontrem uma alternativa.
  • E Privilegiar o caráter comprobatório de uma tarefa ou etapa escolar percorrida pelos alunos, reunindo e apresentando resultados obtidos e tecendo considerações atitudinais, justificando, assim, o alcance de resultados alcançados.
A Câmara Municipal de Juiz de Fora aprovou o Plano Municipal de Educação – PME, Lei nº 13.502/2017, como instrumento de planejamento da Política Educacional, com vigência de dez anos. São consideradas diretrizes do PME, EXCETO: 
  • A Valorização dos profissionais da educação.
  • B Promoção humanística, científica, cultural e tecnológica do país.
  • C Promoção do princípio da gestão democrática da educação pública.
  • D Particularização do atendimento escolar e arraigamento do analfabetismo.
  • E Promoção dos princípios do respeito aos direitos humanos, à diversidade e à sustentabilidade socioambiental.

O papel dos professores na educação dos alunos é basilar e também desafiador. O professor é uma figura importante na escola e na sociedade, uma vez que são esses agentes que formam cidadãos que constroem o futuro. A Lei de Diretrizes e Bases, Lei nº 9.394/1996, regulamenta a profissão, atribuindo-lhe suas competências. Sobre as incumbências dos docentes, segundo a LDB, analise as afirmativas a seguir.


I. Zelar pela aprendizagem dos alunos.

II. Assegurar o cumprimento dos dias letivos e horas-aula estabelecidas.

III. Participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.

IV. Notificar ao Conselho Tutelar do Município a relação dos alunos que apresentem quantidade de faltas acima de 30% do percentual permitido em Lei.


Está correto o que se afirmar apenas em 

  • A I e III.
  • B I e IV.
  • C II e IV.
  • D I, II e III.
  • E II, III e IV.

Embora a elaboração do Projeto Político-Pedagógico (PPP) se configure como uma exigência legal, vale reafirmar que a instituição de ensino não deve produzir apenas para atender a legislação educacional. Para além da exigência legal, a elaboração do PPP se configura como um importante instrumento para a organização do trabalho pedagógico diante dos anseios da comunidade escolar. No processo de (re)construção do PPP, é importante observar algumas características e dimensões que organizam o trabalho pedagógico e orientam a escola no cumprimento de sua função social, buscando assegurar o sucesso da aprendizagem do aluno. Sobre as características do PPP, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) A participação é coletiva, devendo primar pelo envolvimento efetivo dos vários segmentos que compõem a escola.


( ) Possui abrangência global que abarca outros projetos de ação capaz de possibilitar a unidade e a organicidade das atividades desenvolvidas na escola.


( ) O marco situacional e o marco operacional devem ser revisitados no início de cada ano letivo. O marco conceitual, por ser composto de concepções, apresenta uma duração maior e não exige revisão, podendo manter-se o mesmo por vários anos letivos.


( ) A concretização processual não se esgota na elaboração do documento, ou na realização de uma ação. Baseia-se no exercício constante de avaliação e articulação entre ação-reflexão-ação.


A sequência está correta em 

  • A F, F, F, V.
  • B F, V, V, F.
  • C V, V, F, V.
  • D F, F, V, F.
  • E V, V, V, V.

Magda Soares, em sua obra “Linguagem e escola – uma perspectiva social”, busca analisar aspectos de linguagem na escola com o objetivo de argumentar a razão da existência de problemas do sistema de ensino brasileiro, propor e evidenciar soluções na aplicação dos estudos das ciências sociais e da linguística. Para tanto, a autora aponta alguns argumentos para compreendermos os motivos do fracasso escolar; analise-os.


I. Ideologia do dom: visa atestar a mensuração de aptidões intelectuais que, naturalmente, levam o ser humano ao fracasso.


II. Ideologia da deficiência cultural: o meio social do menos favorecido é extremamente pobre do ponto de vista cultural, responsável pelo fracasso na educação.


III. Ideologia das diferenças culturais: ressalta que os padrões culturais oriundos das classes desfavorecidas são considerados subculturas inferiores; a escola passa a avaliar e a declarar como modelo ‘certo’ a seguir o que a classe favorecida passa a ditar.


IV. Ideologias do comportamento: busca relacionar o fracasso na escola com determinados problemas comportamentais, que representam risco constante para o desenvolvimento da aprendizagem, gerando falência do sistema escolar.


Está correto o que se afirma apenas em 

  • A I e IV.
  • B I, II e III.
  • C I, II e IV.
  • D I, III e IV.
  • E II, III e IV.